“Deus vem a mim nas horas de silêncio, como a brisa matinal às flores do verão”. MECHTILDE DE MAGDEBURG

AVE MARIA ...

flores111“Deus vem a mim nas horas de silêncio, como a brisa matinal às flores do verão”.

MECHTILDE DE MAGDEBURG

 

Configurar-se a Cristo com Maria

 
A espiritualidade cristã tem como seu caráter qualificador o empenho do discípulo em configurar-se sempre mais com o seu Mestre (cf. Rom 8, 29; Fil 3, 10.21). A efusão do Espírito no Batismo introduz o crente como ramo na videira que é Cristo (cf. Jo 15, 5), constitui-o membro do seu Corpo místico (cf. 1 Cor 12, 12; Rom 12, 5).
Mas a esta unidade inicial, deve corresponder um caminho de assimilação progressiva a Ele que oriente sempre mais o comportamento do discípulo conforme a “lógica” de Cristo: « Tende entre vós os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus » (Fil 2, 5). É necessário, segundo as palavras do Apóstolo, « revestir-se de Cristo » (Rom 13, 14; Gal 3, 27).
 
MARIA INNo itinerário espiritual do Rosário, fundado na incessante contemplação – em companhia de Maria – do rosto de Cristo, este ideal exigente de configuração com Ele alcança-se através do trato, podemos dizer, “amistoso”. Este introduz-nos de modo natural na vida de Cristo e como que faz-nos “respirar” os seus sentimentos.
A este respeito diz o Beato Bártolo Longo: «Tal como dois amigos, que se encontram constantemente, costumam configurar-se até mesmo nos hábitos, assim também nós, conversando familiarmente com Jesus e a Virgem, ao meditar os mistérios do Rosário, vivendo unidos uma mesma vida pela Comunhão, podemos vir a ser, por quanto possível à nossa pequenez, semelhantes a Eles, e aprender destes supremos modelos à vida humilde, pobre, escondida, paciente e perfeita».
Neste processo de configuração a Cristo no Rosário, confiamo-nos, de modo particular, à ação maternal da Virgem Santa. Aquela que é Mãe de Cristo, pertence Ela mesma à Igreja como seu «membro eminente e inteiramente singular» sendo, ao mesmo tempo, a “Mãe da Igreja”. Como tal, “gera” continuamente filhos para o Corpo místico do Filho. Fá-lo mediante a intercessão, implorando para eles a efusão inesgotável do Espírito. Ela é o perfeito ícone da maternidade da Igreja.
 
MARIA TERÇOO Rosário transporta-nos misticamente para junto de Maria dedicada a acompanhar o crescimento humano de Cristo na casa de Nazaré. Isto lhe permite educar-nos e plasmar-nos, com a mesma solicitude, até que Cristo esteja formado em nós plenamente (cf. Gal 4, 19). Esta ação de Maria, totalmente fundada sobre a de Cristo e a esta radicalmente subordinada, « não impede minimamente a união imediata dos crentes com Cristo, antes a facilita ». É o princípio luminoso expresso pelo Concílio Vaticano II, que provei com tanta força na minha vida, colocando-o na base do meu lema episcopal: Totus tuus.
Um lema, como é sabido, inspirado na doutrina de S.Luís Maria Grignion de Montfort, que assim explica o papel de Maria no processo de configuração a Cristo de cada um de nós: “Toda a nossa perfeição consiste em sermos configurados, unidos e consagrados a Jesus Cristo. Portanto, a mais perfeita de todas as devoções é incontestavelmente aquela que nos configura, une e consagra mais perfeitamente a Jesus Cristo.
 
papa TERÇOOra, sendo Maria entre todas as criaturas a mais configurada a Jesus Cristo, daí se conclui que de todas as devoções, a que melhor consagra e configura uma alma a Nosso Senhor é a devoção a Maria, sua santa Mãe; e quanto mais uma alma for consagrada a Maria, tanto mais será a Jesus Cristo”. Nunca como no Rosário o caminho de Cristo e o de Maria aparecem unidos tão profundamente. Maria só vive em Cristo e em função de Cristo!
Papa João Paulo II
in: Carta Apostólica “Rosarium Virginis Mariae”
 
http://www.catequisar.com.br
 

carroça_flores

Extase misticos e incêndios de amor

“Eleve seu coração para Deus com um humilde impulso de amor; e tome Ele mesmo como seu objetivo e não como qualquer um de seus bens.
Tenha cuidado: evite pensar em outra coisa que não seja nele mesmo, de maneira que não haja coisa alguma em que a sua razão ou a sua vontade trabalhe, exceto Ele mesmo. Faça tudo o que estiver ao seu alcance para esquecer todas as criaturas que Deus já criou, para que, nem o seu pensamento, nem o seu desejo, em geral ou em particular, sejam dirigidos ou estendidos a qualquer uma delas. Deixe-as em paz e não preste atenção nelas.
Esta é a obra que mais agrada a Deus.
Todos os santos e anjos sentem alegria com este exercício (o “trabalho do amor”, como o autor a chama e nós chamamos de Oração Centrante), e estão desejosos em ajudar com todo o seu poder para que prossiga.
Quando você se encarrega deste exercício, todos os demônios ficam furiosos e se propõem, na medida do possível a destruí-lo.
Nós não podemos nem imaginar o quanto é maravilhoso o modo como todas as pessoas que habitam a terra são ajudadas por este exercício. Sim, e as almas do purgatório são aliviadas do peso de suas penas, e também você é purificado e se torna virtuoso e isto tudo muito mais por esta obra do que por outra qualquer. Entretanto, este é o exercício mais fácil de todos e se realiza com maior presteza quando uma alma, ajudada pela graça, tem consciência deste desejo; caso contrário, seria extraordinariamente difícil para você fazer este exercício. Não se retraia então, mas trabalhe nele até você sentir o desejo.
Pois quando você começa a executá-lo pela primeira vez, tudo quanto você encontra é escuridão, uma espécie de nuvem do “não-saber”; você não pode dizer o que é, exceto que você sente, através de sua vontade, um simples desejo de alcançar Deus.
Esta escuridão com a nuvem está sempre entre você e o seu Deus, não importa o que você faça, e é esta que o impede de ver Deus claramente através da luz do entendimento de sua razão, ou ainda que o impede de conhecer Deus na doçura do amor em sua própria afeição.
Portanto, comece a descansar nesta escuridão enquanto você puder, gritando sempre por Ele, a quem você ama.
Porque, se você vai conhecê-lo ou vê-lo de qualquer maneira, na medida em que isto seja possível aqui, terá que ser sempre nesta nuvem e nesta escuridão. Portanto, se você trabalhar neste exercício com toda a sua atenção como eu mandei, tenho plena confiança que, pela misericórdia de Deus, você atingirá este objetivo.”
Não acredito que isto tenha sido escrito por um santo.
Alcançar Deus não é um mero exercício, é também uma graça e uma vontade conjunta de Deus e do homem.
Um mero exercício não é de certeza, como se tratasse de um receita culinária, porque Deus tem vontade e personalidade e não é um autómato que responda a um qualquer impulso de vontade humana.
As experiências de incêndios de amor são a vivência terrena do céu, sente-se o céu mais cedo, ou seja, antes da morte vem a vida.
Isso só Deus dá pela gratuidade dos nossos sentimentos, pela nossa determinação em escolher a Ele a tudo o resto: um carro, uma casa, um curso, em escolher DEus em vez do Mundo.
E como o Mundo pode ser nosso inimigo, senão mantemos a distância necessária para o podermos aproveitar sem sermos seus escravos.
 
http://www.paroquias.org
 

scrapsweb_flores_e_rosas-460004

REFUGIO

“Quando te sentires triste, invoca Jesus, e ele te confortará. Se a maldade te arrasta, chama-o e ele virá em tua ajuda. Se te encontras apático na fé, conta-lhe e ele te devolverá o fervor. Se te ataca a desconfiança, seu nome te dará esperança. E se desejas terminar a vida com a graça de seu nome nos lábios, acostuma-te a pronuncia-lo desde agora”
 
“Se queremos luz, Ele veio para iluminar-nos. Se necessitamos força, Ele veio para fortalecer-nos. Se buscamos perdão, Ele veio precisamente reconciliar-nos. Se queremos amor, Ele veio inflamar-nos. E para presentear-nos esses dons, apresentou-se a nós como humildade e como ternura, para mostrar-se mais amável, afastar todo temor, e conquistar para si nosso amor”
 
Afonso de Ligório
 

foto-flor-de-laranjeira-14.jpg

SANTOS?

“É um grande erro dizer como alguns dizem: Deus não quer que todos sejam santos. São Paulo ensina: ‘Esta é a vontade de Deus, a vossa santificação'”

“Deus quer todos santos, cada um no seu estado de vida: o religioso como religioso, o leigo como leigo, o sacerdote como sacerdote, o casado como casado, o negociante como negociante, o soldado como soldado, e assim em todos os estados de vida”

“Jesus Cristo, sendo Deus, merece todo o nosso amor. Ele nos amou de tal modo que nos colocou, por assim dizer, na necessidade de amá-lo ao menos por gratidão por tudo que fez e padeceu por nós. Muito nos amou para muito ser amado por nós”

“Pela culpa estávamos mortos para a vida da graça, e com sua morte Jesus devolveu-nos à vida. Éramos miseráveis, disformes e abomináveis; mas Deus, por meio de Jesus, tornou-se agradáveis e queridos a seus divinos olhos… O Eterno Pai, dando-nos Jesus Cristo, cumulou-nos de todos os dons, não desta terra, mas espirituais e da alma.”

Afonso de Ligório

chuva-nas-flores_6406_1600x1200

AMOR

“No mundo há ao mesmo tempo muitos padres e poucos padres; há muitos de nome, mas poucos em realidade. O mundo está cheio de padres, mas há poucos que procuram verdadeiramente sê-lo por seu trabalho, isto é, que cumprem o dever e as obrigações de um padre para salvar as almas”

“Será que Deus, talvez, não mereça todo nosso amor? Ele nos amou desde a eternidade. Óh meu filho, nos diz, eu te amei com um amor eterno. Pensa que fui o primeiro a te amar. Tu não eras ainda deste mundo, o próprio mundo não existia, e eu já te amava. Desde que sou Deus, eu te amo; desde que me amei, eu te amei também”

Afonso de Ligório

flores tumblr_m3xj897hQT1qmvdhyo1_500

A tua casa deve ser como uma igreja

“Não é absurdo pores tanto cuidado nas coisas do corpo, a ponto de já desde muitos dias antes da festa preparares uma roupa belíssima, e te adornares e embelezares de todas as maneiras possíveis, e, no entanto, não tomares nenhum cuidado com a tua alma, abandonada, suja, esquálida, consumida de fome…?”

“A tua casa deve ser como uma igreja; põe-te de pé no meio da noite. Durante a noite, a alma é mais pura, mais leve. E se tens filhos, acorda-os e faze com que se unam a ti numa oração comum”

“Nada vale tanto como a oração. Ela torna possível aquilo que é impossível, fácil o que é difícil. É impossível que o homem que reza continue pecando”

São João Crisóstomo

flores 4

“Pense muitas vezes em Nosso Senhor, pois Ele ajudará a suportar os problemas. Todos eles serão incapazes de abalar você, só lembrando-se de que você tem um tal amigo.”

“Estabelecerei a minha morada na fornalha de amor, no Coração divino, transpassado por mim; junto a essa fornalha ardente, sentirei reavivar-se, no meu interior, a chama de Amor até agora tão fria, tão sem fervor.”

SÃO FRANCISCO DE SALES

Quando vem o medo, a insegurança, busco logo contemplar os ensinamentos daqueles que foram chamados “loucos” por te amarem demais!
E vejo o quanto é agradável, saber que loucos atraem outros loucos!
Não me importo em ser mais uma maluca, se minha eloquência, atrair outros a te amar assim!
(Sol)

 

 

QUINTA116

Agradeço sua visita. Deus seja louvado por sua vida!