“És louco, Paulo! És louco!”

 

E na pascoa eu lembrei dele!

São João Paulo II.

E do poema dele que mais gosto!

 

A ESPERANÇA QUE VAI ALÉM DO FIM

NADZIEJA, KTÓRA SIEGA POZA KRES

No tempo certo,

A esperança se eleva de todos os lugares sujeitos a morte

A esperança é o contrapeso

Nela o mundo que morre, revela a vida de novo

Nas ruas as pessoas com casacos curtos e com cabelos caídos no pescoço

Cortam com a lâmina do passo o espaço do grande mistério

Que em cada um deles se estende entre morte e esperança

Um espaço que flui para o alto, como a pedra de luz solar

Revirada ao ingresso do sepulcro

Neste espaço, a mais perfeita medida do mundo

Tu és.

Então tem um sentido

Escorregar na tumba, passar para a morte.

Desfazer-me no pó de repetíveis átomos para mim é parte da tua Páscoa.

Sou um viandante na estreita calçada da Terra.

No meio correm carros, saem foguetes interplanetários

Em toda parte um motor centrífugo

O homem, única lasca do mundo que tem um modo diferente.

Sou um viandante da estreita calçada da Terra.

E não desvio o pensamento do teu rosto que o mundo não me revela

Mas a morte é uma experiência final

E tem um sabor de aniquilamento com a esperança arranco dela o meu eu,

Tenho de arranca-lo e superar, assim, o aniquilamento.

Então, em volta levantou-se gritos, levantar-se-ão de novo:

“És louco, Paulo! És louco!”

E contra mim mesmo e contra uma multidão luto pela minha esperança

Em mim não a sustem nenhuma camada de memória

No espelho no qual tudo passa não encontro um reflexo

Mas somente na tua passagem pascoal

A qual se liga a inscrição mais profunda do meu ser

E assim, me inscreve em Ti a minha esperança.

Fora de Ti não posso existir.

Quando alço o meu eu acima da morte,

Extirpando de um solo de extermínio,

Isto acontece,

Porque ele está em Ti

Como no corpo que desdobra a sua potencia sobre cada corpo humano

E renova o meu eu

Colhendo de um chão de morte em figura diferente, embora tão fiel

Onde o corpo da minha alma e a alma do meu corpo voltam a se juntar

Fundando na palavra “eternamente” a vida antes fundada na Terra

Esquecendo todas as ânsias

Como ao levantar-se

No coração de um improviso vento

Ao qual nenhum homem vivente pode resistir

Nem as copas dos bosques

nem embaixo as raízes que se racham

O vento movido pela tua mão

Torna-se silencio.

Os átomos do antigo homem fazem compacta

a gleba primordial do mundo

Que eu alcanço com a minha morte

Enxerto-os em mim definitivamente

Para transforma-los na tua páscoa

Que é a tua passagem.

 

Por isso eu te sigo peregrino do amor!

 

Senhor,

quando busco seguir os passos daqueles que me envias para me formar.

Olho seus passos, e as vezes tenho medo. 

Porque se eles seguem Seus passos,

e  o peso deste mundo tornam as pegadas profundas. 

Tão profundas, que fico insegura de pisa-las,

e não me sustentar de pé. 

Sempre esqueço…

Que as pegadas são Suas!

Pisastes primeiro!

E me chamas:

Vem!!!

(Sol)

 

 

 

O amor explicou cada coisa.
O amor resolveu tudo para mim.
É por isso que admiro o amor
onde quer que se encontre.

Se o amor é tão bom e simples…
Se sentimos saudade e nostalgia…
Então eu entendo por que Deus
aprecia as pessoas simples…
Cujos os corações são puros
mas não sabem expressar o amor.

Deus veio de longe…
E Ele parou
a um passo do vazio…
perto de nossos olhos.

Talvez a vida seja uma onda de surpresas…
Uma onda maior do que a morte.
Não tenha medo. Nunca!

(João Paulo II).

Não sou nada, eu bem sei

Tão pequeno, um grão de areia em tuas mãos

Barco à vela que se abandona

Segue o rumo e vai buscando o alto mar

Assim me encontro diante de ti

Um Deus imenso que por amor se deixa alcançar

Te adorarei, meu Deus, enquanto eu existir

Proclamarei as maravilhas que fizeste em mim

O teu calor me envolve, o teu olhar me acalma

E em teus braços o teu amor

Inflama minha alma

Que posso mais dizer se o coração já disse

Te amo! —

 

 

Não tenha medo de ser louco por Jesus!

Porque muitos que chamaram de loucos,

se tornaram santos!

(Sol)

 

 

Agradeço sua visita. Deus seja louvado por sua vida!