“Filhas de Jerusalém, não choreis sobre mim, mas chorai sobre vós mesmas e sobre vossos filhos.”

BATALHA

 

Hoje acordei com um pesadelo, e pensei: Estamos em uma batalha.

Rezei e li na Imitação de Cristo:

“Se buscas descanso nesta vida, como chegaras ao repouso eterno?Não te prepares para grande descanso, senão para muita paciência. Procura a verdadeira paz, não na terra, mas no céu: não nos homens e nas demais criaturas, mas somente em Deus. Por amor de Deus, deves suportar tudo de boa vontade: trabalhos, dores, tentações, vexações, ansiedades, pobrezas, enfermidades, humilhações, injurias, castigos e desprezos. Estas coisas ajudam a virtude, provam o novel soldado de Cristo e preparam a coroa celestial.”

Esta semana gritava no meu coração esta palavra:

“Voltando-se para elas, Jesus disse: “Filhas de Jerusalém, não choreis sobre mim, mas chorai sobre vós mesmas e sobre vossos filhos. Porque virão dias em que se dirá: Felizes as estéreis, os ventres que não geraram e os peitos que não amamentaram!”  (lucas 23, 28-29

…mas eu não a entendia, procurei uma homilia que falasse sobre ela mas não achei. E tirei do meu coração, pois não entendia.

Agora pensei: Saudades de ouvir uma homilia do padre José Augusto, e por acaso, achei esta.

Mas não Não foi acaso…Jesus grita aos meus ouvidos!

O padre neste vídeo explica esta leitura para os dias atuais.

 

 

Vós Jesus que subistes a Jerusalém

para sofrer a paixão e entrar na gloria,

conduzi vossa igreja a páscoa da eternidade!

 

Meu Deus quando amor!

Ele esta indo papa sofrer, e dar a vida por mim.

Nós temos que ficar refletindo,

“Como é que eu estou”

Será que a vida que eu estou levando é uma vida de filhos que querem ir para o céu realmente, ou é de filhos que estão vivendo uma vida de condenados, daqueles que irão para o inferno um dia?

Se a nossa vida, é uma vida onde nós estamos sendo conduzidos por satanás, para o inferno. Nós temos que chegar na sexta feira da paixão e diante de Jesus crucificado nós teremos que gritar para ele: Tenha piedade de mim, Senhor, não permita que eu me perca! Eu quero um dia estar contigo, salva-me Senhor!

Igual nos vimos no evangelho, aquele assassino que no ultimo momento ele conseguiu se salvar, dizendo: Senhor, lembra-te de mim, quando estiveres no paraíso.

Nesta caminhada que Jesus faz, que ele vai carregando a cruz, existe dois momentos importantes que eu gosto de meditar.Claro,  além do momento de quando Ele é crucificado, porque aqui é a essência de tudo, na hora que Ele se deixa crucificar . Mas existe dois momentos que eu paro muito, é quarta estação.

Ele encontra sua mãe, vai carregado sua cruz nas costas, derrepente vem João com Nossa Senhora, e ali a mãe encontra o filho carregando a cruz, com o corpo todo ensanguentado, e ali os olhares se cruzam, e ninguém fala nada.

Só quem é mãe da para entender isso, né? Imagina uma mãe encontrar um filho em uma condição desta. Imagina uma mãe ou um pai, que encontra seu filho caído no chão todo ensanguentado. Como é que fica o coração desta mãe?

Mas é interessante, eles não falam nada, no olhar ela esta dizendo assim: Eu te entrego meu filho. E ele olhando para ela diz: Mãe eu me entrego, sim, para que todos se salvem.

Só que a caminhada ela continua, e quando chega na oitava estação, Jesus se depara com algumas mulheres. e é aqui que eu quero parar, para   nós entrarmos nesta semana santa, pensando como devemos vive-la. 

Esta ali Jesus carregando a cruz, derrepente umas mulheres, que ai são mães, ela vendo Jesus naquela condição e também Nossa Senhora naquela condição, elas começam a chorar, porque elas sentem no coração dela, aquela dor de ver o filho de Deus, eu não nem se elas pensavam que ali era o filho de Deus que estava, mas o que elas viram era um homem naquela condição, e elas começam a chorar, chorar…

Vejam o que Jesus diz para elas: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim, não fiquem com pena de mim, eu sei que para vocês esta sendo duro me verem desta forma, mas não chorem por mim não, chorai por vós mesmas, e por vossos filhos.

Aqui fala da profecia que Jesus esta dizendo que Jerusalém seria destruída. é porisso que ele na continuação da leitura diz assim: Ai das mulheres gravidas que tiveram filhos, porque vendo Jerusalém sendo destruída, e os filhos também sendo destruídos,  é claro que as mães iam ficar numa aflição muito grande. Então era melhor que vocês não tivesse filhos neste momento, claro que aqui Deus não esta negando a maternidade e a paternidade, Deus quer que as mulheres tenham filhos, e muitos filhos, para que Deus possa ter filhos do céu. Mas Jesus esta dizendo que aquele momento de sofrimento é tão grande que as mães iam dizer assim: “Era melhor não ter tido filho. De ver meus filhos sofrerem assim” Este é um aspecto humano, mas agora vamos a um aspecto espiritual.

Filhas de Jerusalém, filhas de São Paulo, filhas de Salvador, filhas de Cachoeira Paulista, filhas de Belo Horizonte, filhas, filhas, filhas…

Primeiro chores por vocês! Por que chores por vocês? A vida que vocês levam não é uma vida santa, é uma vida de pecado, vocês só ofendem o meu pai, não chorem por mim não, chorem por vocês. Porque se vocês não mudarem de vida, nem a minha morte vai adiantar, e o Pai que esta no céu vai perder cada uma de vocês ou cada um de vocês. Aqui quando eu falar mãe eu estou incluindo os pais também. Chores por vós, é por isso que Eu vim, para que vocês fossem santos, se vocês levassem uma vida de santos Eu não precisaria estar passando por isso.  Mas agora eu vou ter que passar por isso, chorem por vós. É isso que Ele esta dizendo, e chorem pelos vosso filhos!

Da uma olhada nos vossos filhos, chore por vossos filhos, quando Adão e Eva pecaram lá no jardim do Edém, que eles ouviram os passos de Deus, que foi na direção de Adão e disse assim: Adão onde estas?

Adão estava escondido com Eva, se esconderam de vergonha de vergonha por terem pecado.

ADÃO ONDE ESTAS!

Agora eu vou dizer assim agora:

PAIS AONDE ESTÃO OS SEUS FILHOS, HEM? AGORA NESTE MOMENTO?

Alguns tem o privilegio de terem seus filhos aqui, e os outros estão aonde? Até os sete anos,  dez anos, ainda se segura, entrou na pré adolescência, e na adolescência: Pais, aonde estão seus filhos? Agora?

É motivo de alegria ou de choro para você? A vida que eles estão levando, o que eles estão vivendo, o que eles estão fazendo, é motivo de choro ou de alegria?

Filhas de Jerusalém chorai por vossos filhos. Porque seus filhos poderão estar caminhando para a perdição eterna. Santa Brigida diz que ela teve sete filhos, uma das filhas se tornou santa, santa Catarina da Suécia.

Ela dizia bem assim para os filhos: prefiro que vocês morram do que eu vê-los condenados. Eu não quero que vocês se condenem, mas se estiverem caminhando para a condenação eterna, para o inferno um dia, eu prefiro que vocês morram antes, do que eu vê-los no inferno um dia.

Pais virtuosos , filhos virtuosos. Pais cheios de vícios, filhos cheios de vícios.

Vocês pais estão levando uma vida de santos?Vocês são virtuosos, para que seus filhos sejam virtuosos? Ou vocês estão vivendo uma vida de viciados, de vícios, e seus filhos estão copiando os vícios de vocês? Em vez de copiar a santidade de vocês.

A mãe de São Felipe de França, a rainha Branca, ela esta em processo de canonização, ela pegou o filho dela nos braços e disse assim: Meu filho, eu quero dizer uma coisa para você, eu te amo, mas existe um Pai no céu que ama você mais do que eu, existe uma mãe no céu meu filho que ama você muito mais do que eu. Meu filho (São Luiz de França) não o ofenda, não ofenda a Ele! Não peque meu filho!

Estão vendo como os pais virtuosos , eles pensam nos seus filhos? Eles dizem assim, eles não ficam pensando somente em dar coisas e coisas, e acumular disso e daquilo, os pais virtuosos que querem o céu, eles querem ver os seus filhos no céu.

E porque querem ver seus filhos no céu, eles apontam Deus para os seus filhos: E vivam como filhos de Deus, meus filhos!

Ela acrescenta dizendo bem assim: Meu filho, eu preferiria ver-te morto hoje, a contraírdes um pecado mortal.

E santa Brigida diz: 

“NÃO QUERO SER MÃE DE FILHOS CONDENADOS AO INFERNO!”

Ontem a tarde eu estava em uma casa que tinha uma criancinha, os pais estava ali, e sempre que eu vejo uma criança, me vem aquela pergunta que fizeram a Isabel e Zacarias quando João Batista nasceu: “Quem será este menino?

A pergunta foi essa. Quem será esta menina que esta aqui? No futuro quem ela será ? E para onde ela irá?

Pais virtuosos,filhos virtuosos. Pais santos, filhos santos!

Filhas de Jerusalém, chorai por vossos filhos.

Da para entrar na semana santa, como se nada estivesse acontecendo? Como que você vai entrar na semana santa rindo, se alegrando, sendo que seu filho esta aonde?

Aonde estão os vossos filhos!

Fumando maconha. Usado drogas, se prostituindo. Nas bocadas, roubando, matando. Neste mundo hoje os pais choram porque seus filhos estão fazendo opções. As meninas estão amando outros meninas e querem casar com outras meninas.

E os meninos estão amando outros meninos e querendo casar com outros meninos. Sendo que Deus disse: Não deitaras um homem com outro homem,e muito menos uma mulher com outra mulher!

E você esta nesta maior tranquilidade, dizendo que os tempos mudaram,! Os tempos podem ter mudado, mas Deus continua o mesmo! Deus continua dizendo a mesma coisa, Deus não muda na palavra Dele, o que ele disse esta dito, Deus não muda!

Nós somos indecisos nas coisas, nós não sabemos da verdade, Deus é a verdade, Ele nunca vai mudar!

E você esta nesta tranquilidade, dizendo que esta tudo bem? Porque os tempos mudaram e hoje se pode ter esta opção também. Para os homens sim, mas para Deus NÃO!

Passa minuto, passa hora, passa dia, passa mês e passa ano. Vai passando o tempo e vamos nos aproximando cada vez mais de Deus. Do encontro com ele, aonde na carta aos Coríntios, capitulo 5, versículo 10 diz: Aonde todos nós iremos prestar contas dos nossos atos praticados aqui na terra. Os bons e os maus. Nós iremos diante de Deus prestar conta dos nossos atos.

Passa minuto, passa segundo, passa dia, passa emana, passa mês, passa ano, e cada dia mais, o seu filho esta se aproximando do grande dia!  E você esta nesta tranquilidade?

Me desculpe eu usar este exemplo, é s[o um exemplo para se entender.:

Quando aquela lama lá em Brunaldinho, passou, e pegou muitas pessoas de surpresa, ali foram pessoas que estavam em dia com Deus, e outras em divida com Deus. A lama não absolveu o pecado, daqueles que estavam em pecado mortal. Porque lama não absolve pecado, só absolve pecado no confessionario.

Passa dia, passa ano, e a lama poderá passar. E aonde estará o teu filho? E é em uma surpresa desta que alguém entra pega um revolver e detona na cabeça do outro.

Passa dia, passa ano. Aonde esta o teu filho?E vem de surpresa e vai embora. Vou repetir o que santa Brigida falou: Eu não quero ter filhos condenados!Eu quero ter filhos santos, eu quero ter filhos salvos! Eu quero ter filhos no céu!

Filhas de Jerusalém, chorai por vossos filhos! Onde esta os seus filhos? Mas agora vou ampliar, onde esta o seu irmão? Aonde esta p seu primo, aonde esta o seu tio? Aonde esta o seu pai e aonde esta a sua mãe? Filhos de Jerusalém, chorai!

O choro pior que existe, não é o choro de ter perdido o filho, porque morreu. Porque todo mundo vai morrer.

O choro pior é de saber: Foi para o inferno.

Este é o maior choro, condenou-se, não se salvou! Este é o choro maior!

Nunca mais verei o meu filho! Porque eu não tive tempo para cria-lo, não tive tempo para cuidar dele.

Santo Afonso Maria de Ligorio, ele conta que diz que tem filho que ia ser condenado a pena de morte, e na hora que estava sendo levado para morrer, ele dizia bem assim: Eu estou aqui hoje, por culpa do meu pai e da minha mãe, se eles tivessem cuidado de mim, eu não estaria aqui agora. E xingando o pai e a mãe nos últimos momentos da vida dele, porque ele estava indo para ser morto, porque ele tinha feito muitas atrocidades, tinha matado muita gente, e não se tinha outra coisa a fazer senão tirar a vida dele.

Ir para Jerusalém, e ir para o calvário, é para na sexta feira se ajoelhar e dizer:

Tem piedade do meu filho Senhor! Tem piedade de minha filha, que nem de ti quer saber mais! Deu as costas, nem hoje veio a missa, estão perdidos, estão nas drogas, estão nas bebedeiras agora, em vez de terem aproveitado este momento para estar aqui, mas estão na praia. Estão com amigos deles, estão dividindo bebidas de tudo quanto é jeito, e drogas de tudo quanto é jeito.

Da para chegar na sexta feira da paixão com tanta tranquilidade assim pais? Não da! Nós temos que entrar nesta semana pedindo a Deus misericordia sobre os nossos! Porque nenhum dos nossos podem se perder.

Eu vou encerrar dizendo uma coisa, na carta de São Paulo a Timóteo ele diz assim: Explica a sã doutrina da igreja, explica, ensina Timóteo!

Fala!Não deixa o povo na ignorância!  (Agora são palavras minhas)

Ai ele diz assim: Porque no futuro, as pessoas não suportarão a sã doutrina!

Meus irmãos nós estamos vivendo este tempo, as pessoas não suportam mais a sã doutrina. As pessoas não suportam mais a palavra que salva. As pessoas não suportam mais a igreja, as pessoas não suportam mais os ensinamentos da igreja. As pessoas estão dizendo assim: Haaa, eu não quero saber disso, eles não entendem, eles não sabem nada, Deus não é assim, Deus não condena ninguém não! Deus me ama do jeito que sou. O que é que tem eu fazer isso?  E tem aqueles que blasfemam contra a igreja e blasfemam contra Deus. Não suportam mais a sã doutrina. As pessoas estão na igreja, estão cometendo pecados, e pecados mortais, elas comungam, elas dizem que não tem problema. Que Deus é amor, que Deus é misericordia. Que Deus não vai levar em conta esse pecado.

Meus irmãos Deus não vai levar em conta  este pecado? Claro que vai! Ele levou tão em conta este pecado, que ele morreu na cruz para não pecarmos mais, mas como as pessoas não querem saber de Deus, elas não suportam a sã doutrina, e ela ficam dizendo: Eu vou fazer mesmo!Porque Deus é amor!

E ai pecado em cima de pecado, estes são aqueles que vivem no pecado, acreditando em uma tal misericordia de Deus, dizendo que Deus não vai condenar, e continuam no pecado. Ai os santos dizem assim:

Por causa desta tal misericordia, o inferno esta cheio de pessoas.

Porque que o inferno esta cheio de pessoas por causa da misericordia?

Porque as pessoas vivem dizendo que Deus é misericordioso   e não mudam de vida. Continuam no pecado dizendo que Deus é amor.

Esse é um grupo. O segundo grupo é aqueles que dizem assim: Eu não quero saber de Deus não! Deus não existe, e eu não quero saber de Deus. Os padres são isso… e a igreja é aquilo…Estes são aqueles que não acreditam em Deus, não acreditam no céu, não acreditam no inferno. Não acreditam no purgatório, não acreditam  na eternidade, E eles vivem dizendo: Eu vou é aproveitar agora! Fica este povo ai, querendo se intrometer na minha vida. E continuam acumulando, acumulando, e acumulando.

Passa dia, passa hora, passa mês, passa ano. A lama passa por cima…

O helicóptero cai! O carro bate! A pessoa cai de costas e morre. Ela esta no quarto dormindo, e não acorda mais. E morreu assim.

E depois tem as palavras de consolo: Esta no céu! Esta é a palavra de consolo. Esta no céu, descansou! Missa de sétimo dia, trigésimo dia, depois de um ano. E esqueço, e nunca mais reza.

E realmente não precisa mesmo, porque quem se condenou não tem mais como rezar, já foi!

Passa segundo, passa minuto, passa hora, passa dia.

Passa semana, passa mês , passa ano. Não se converte. Não muda.

AONDE ESTA O SEU FILHO?!

AONDE ESTA SEU ESPOSO , AONDE ESTA SUA ESPOSA? AONDE ESTA O SEU PRIMO, E SEU TIO E SUA TIA? E SUA VOVÓ E O VOVOZINHO, TA AONDE?

E passa a lama… e não viveu como santo.. e a oportunidade que Deus deu, não quis.

Vamos para Jerusalém, vamos para o calvário com toda esperança que ainda há chance. Ainda há esperança!

Enquanto estiver vivo, há esperança. Não percam a esperança enquanto estiver vivo!

Agora meus irmãos depois que morreu! Não dá mais!!! É enquanto esta vivo!

Vamos entrar na semana santa com este espírito! Agora acaba esta missa, ai festa, dança, futebol…ai esquece tudo, não rezou, não fez nada! Passa segundo,  minuto,  hora, dia, semana, mês , ano, e a lama passa por cima.

(Padre José Augusto)

“O Senhor pede tudo e, em troca, oferece a vida verdadeira, a felicidade para a qual fomos criados.
Quer-nos santos e espera que não nos resignemos com uma vida medíocre, superficial e indecisa.”
(Papa Francisco – “Gaudete et Exsultate’)

 

O que vem pra tentar ferir

O valente de Deus Em meio às suas guerras?

Que ataque é capaz

De fazê-lo olhar pra trás

E querer desistir?

Que terrível arma é Usada

pra tentar paralisar sua fé?

Cansaço, desânimo

Logo após uma vitória

A mistura de um desgaste

com um contra-ataque do mal

A dor de uma perda, ou a dor da traição

Uma quebra de aliança, que é raiz da ingratidão

Se alguém está assim, preste muita atenção

Ouça o que vem do coração de Deus

Em tempos de guerra, nunca pare de lutar

Não baixe a guarda, nunca pare de lutar

Em tempos de guerra, nunca pare de adorar

Libera a Palavra, profetiza sem parar

O escape, o descanso, a cura

A recompensa vem sem demora

 

 

..e se esse meu povo, que se chama pelo meu Nome,

se humilhar, orar e buscar a minha face,

e se afastar dos seus maus caminhos,

dos céus o ouvirei,

perdoarei o seu pecado e seus erros

e curarei a sua terra.

(2 Crônicas 7:14)

 

A oração de súplica

 “Rezar sempre, e nunca desistir”, rezar perseverantemente, sem jamais desfalecer, diz o Evangelho!

E aqui se trata, de modo especial, do mais escandaloso de todos os tipos de oração para o mundo atual, tão autossuficiente: a oração de súplica; aquela que somente tem coragem de fazer quem é pobre e sabe que depende de Deus em tudo; somente tem coragem de fazê-la quem crê realmente que Deus Se preocupa com Suas criaturas e, de verdade, age neste mundo, age, presente na nossa vida tão pequena…

Eis: a oração de súplica é coisa de gente simples, de gente que tem coração de criança, que tem fé humilde e atitude de pobre diante de Deus; é coisa de quem não tem vergonha de pedir, de teimar, de insistir!

Bem que Jesus disse que somente os simples, somente os que têm um coração de criança podem compreende os segredo Reino! Eu vos digo: a oração de súplica é tropeço para os sábios segundo a carne, para os inteligentes do mundo, para os não abrem sua razão ao infinito de Deus!

Já ouvistes, caríssimos, aqueles que, cheios de si, dizem assim: “Na minha oração, eu nunca peço, só agradeço! Pois é! São soberbos, são autossuficientes, não se conhecem, não percebem a miséria, a limitação, a debilidade da humana natureza, que necessita continuamente do socorro do Senhor, Daquele que nos ordenou expressamente: “Pedi e vos será dado! Procurai e encontrareis! Batei e a porta vos será aberta! Se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que Lhe pedirem!” (Mt 7,7.11) Sim, caros! É necessário pedir ao Senhor, e pedir com a insistência da viúva pobre e necessitada do Evangelho, com a persistência de Moisés, que passou todo o dia com as mãos erguidas, como Cristo na cruz, suplicando a vitória para Israel!

Mas, talvez, alguém de vós pergunte, curioso: “Por que pedir, se o Senhor já sabe do que temos necessidade? E por que ainda pedir com insistência se já suplicando uma vez, Ele decide o que fazer, Ele que tudo sabe eternamente, Ele que não muda? Pode o homem mudar a vontade de Deus, alterar o desígnio do Altíssimo?”

Obedeçamos, irmãos caríssimos! O Senhor, no Seu insondável mistério, sabe por que nos manda pedir e insistir no pedido!

No entanto, mesmo nós, na nossa pouca sabedoria, podemos perceber um pouco a necessidade absoluta de suplicar.

Pensai um momento: Suplicando, reconhecemos que somos totalmente dependentes e tudo nos vem do Senhor, Daquele que dá a vitória e a derrota, que faz o rico e faz o pobre, que fere e cura a ferida, que faz morrer e faz viver!

Suplicando, vamos aprendendo a confiar Nele, a Nele esperar e, assim, vamos experimentando a Sua presença real na nossa vida e vamos crescendo no nosso amor para com Ele.

Suplicando com insistência, vamos desenvolvendo a certeza de que Ele nos escuta, de que nos envolve com Sua presença e nos socorrerá na nossa necessidade.

Ainda mais: de tanto suplicar e teimar na súplica, vamos nos abandonando aos Seus tempos misteriosos, à Sua vontade que nos ultrapassa, aos Seus modos que nos desconcertam e, então, vamos interiormente nos dispondo a acolher o que Ele quer, a aceitar a Sua santa vontade, ainda que não seja a nossa nem na medida das nossas expectativas humanas. 

Sim! Bom amigo de Deus não é o que só aceita o que pediu, mas aquele que, pedindo com perseverança e amor confiante, acolhe o que o Senhor concede, tendo a firme convicção – nascida da oração teimosa – de que o Senhor nos dá o que é melhor para nós, ainda que muitas vezes não o compreendamos bem!

Por isso a misteriosa palavra do nosso Salvador : “Deus não fará justiça aos Seus escolhidos, que dia e noite gritam por Ele? Será que vai fazê-los esperar? Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa!”

Palavra espantosa! Jesus não somente afirma que Deus nos escuta e vem em nosso socorro, mas também que vem bem depressa! E nós pensamos: “Mas isto não acontece assim! Quanta oração fiz que não foi ouvida! Quanta oração demorada na resposta! Não é a própria Escritura Santa que nos diz: “Suporta as demoras de Deus, agarra-te a Ele e não O largues”? (Eclo 2,3) Ah, meus irmãos! O Senhor nos ouve sim, o Senhor vem logo em nosso socorro sim, o Senhor Se compadece do que a Ele suplica!

Mas, os tempos de Deus não são os nossos, a pedagogia do Senhor nos ultrapassa, a ação do Senhor não pode ser totalmente alcançada por nós: Ele é Deus; nós, pó que o vento leva! Por isso mesmo, a misteriosíssima pergunta de Jesus: “Quando o Filho do Homem vier, encontrará fé sobre a terra?” Eis: O Senhor nos ouve, o Senhor Se compadece de nós – Ele nos deu tudo no Seu Filho por nós morto e ressuscitado! Como ainda nos seria possível duvidar Dele?

Ele vem em nosso socorro, mas no Seu tempo, do Seu modo, segundo o Seu sábio e misterioso desígnio! Mas, encontrará fé em nós? Saberemos reconhecê-Lo? Sei eu, sabeis vós, sabemos nós reconhecer o Senhor nas Suas vindas? Ele vem na alegria e vem também na tristeza; no sorriso, ei-Lo aqui, mas também é Ele ainda no pranto; é Ele na vitória e ainda é Ele na derrota; é Ele presente no nosso nascer e no nosso morrer! E isto nos escapa, como o Salmista exclama, admirado e perplexo: “Como são profundos para mim Teus pensamentos, como é grande seu número, ó Deus! Se os conto, são mais que a areia, se acho que terminei, ainda estou Contigo!” (Sl 138/139,17s).

Caríssimos, sejamos pobres diante do Senhor Deus! Sejamos humildes!

Oremos sempre,

oremos suplicando,

oremos com um coração confiante,

oremos sem desfalecer,

oremos esperando contra toda esperança,

oremos na certeza de que o Senhor nos ouve e no acode, do Seu modo, no Seu tempo, para o nosso bem, segundo o Seu misterioso desígnio!

Para o homem soberbo tudo isto é tolice; para o autossuficiente e o racionalista tudo isto é loucura sem sentido! Cuidado, irmãos! Tomemos seriamente o conselho do santo Apóstolo a Timóteo: “Permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade! Conheces as Sagradas Escrituras: elas têm o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus!” Eis aqui! Esta é a diferença entre crer e não crer: o verdadeiro crente tem a coragem ousada de abrir-se à lógica de Deus, de por Ele deixar-se conduzir; o descrente, ao invés, deseja medir a ação de Deus e compreendê-la e abarcá-la na medida da sua lógica, na estreiteza de sua própria racionalidade!

Creiamos, irmãos; rezemos, irmãos; com perseverança supliquemos, irmãos, com inteira confiança esperemos, elevando as mãos como Moisés e os olhos como o Salmista, certos de que “do Senhor é que nos vem o socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra, pois não dorme nem cochila o Guarda de Israel!”

Seja Ele bendito na Igreja e no nosso coração, hoje, como no princípio, e por toda a eternidade, nos séculos dos séculos. Amém!

Dom Henrique Soares da Costa
Bispo de Palmares, PE 

 

 

Intensificai as vossas invocações e súplicas.

Orai em toda circunstância, pelo Espírito,

no qual perseverai em intensa vigília de súplica

por todos os cristãos.

(Ef 6, 18)

 

Santa Teresa de Jesus nos deixou uma definição de oração:

“Não é outra coisa senão a oração mental,

mas sim tentar ser amigos,

muitas vezes ficar a sós

com quem sabemos que nos ama.”

Ao ficar sozinha e em silêncio, a pessoa se internaliza.

Em outras palavras,

ele se une a Deus que está dentro dele.

 

Aprendendo a rezar com os santos.

Graus de oração em santa Teresa

Para Santa Teresa de Jesus, a oração é o caminho mais seguro para alcançar Deus. Ela distingue vários graus dessa oração que nos aproxima de Deus:

1. Oração vocal: é a primeira série. Ele não gostava de frases vocais longas ou complicadas. Sua oração favorita era a oração do Senhor, a Ave Maria, o credo – especialmente a frase “seu reino não terá fim”. Na missa, as palavras “você é apenas santo”. Ele rezava o rosário todos os dias.

2. Meditação: É o segundo grau de oração em Santa Teresa de Jesus. Não deve ser confundido com oração mental.

3. Oração afetiva: não é pensar muito, mas amar muito …

4. Recordação adquirida: Consiste em fechar-se dentro de si para encontrar Deus lá e conversar com Ele de uma maneira cada vez mais simplificada.

5. Lembrança infundida: Faz você querer fechar os olhos e não ouvir, ver ou entender, mas apenas o que a alma está envolvida, que é poder lidar somente com Deus.

6. Oração de quietude: uma imensa paz interior.

7. Oração da União: Existe uma total ausência de distrações. Certeza de que a alma foi unida a Deus. Falta de cansaço.

8. União extática: Arrebatamentos e êxtase.

9. União transformadora: casamento espiritual. Alma deificada.

Santa Teresa deixa muito claro que, sem esforço pessoal, não há encontro com Deus.
Santa Teresa conta o que experimenta, descreve o que acontece em sua alma. Ele não tenta explicar pela filosofia em que consiste a união com Deus. Ele nunca recorreu à metafísica ou algo assim. Ela sempre recorre à experiência de si mesma, à sua psicologia e, a partir daí, tenta comunicar aos outros a experiência alegre de encontrar Deus.

https://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&hl=pt-BR&prev=search&rurl=translate.google.com&sl=es&sp=nmt4&u=http://bastonycamino.blogspot.com/&usg=ALkJrhjH60KvNK1UPJaDfjPFYUHJMtFBGg

 

Posso tudo posso naquele que me fortalece
Nada e ninguém no mundo vai me fazer desistir
Quero, tudo quero, sem medo entregar meus projetos
Deixar-me guiar nos caminhos que Deus desejou para mim
E ali estar
Vou perseguir tudo aquilo que Deus já escolheu pra mim
Vou persistir, e mesmo nas marcas daquela dor
Do que ficou, vou me lembrar
E realizar o sonho mais lindo que Deus sonhou
Em meu lugar estar à espera de um novo que vai chegar
Vou persistir, continuar a esperar e crer
E mesmo quando a visão se turva e o coração só chora
Mas na alma, há certeza da vitória
Posso tudo posso naquele que me fortalece
Nada e ninguém no mundo vai me fazer desistir
Vou perseguir tudo aquilo que Deus já escolheu pra mim
Vou persistir, e mesmo nas marcas daquela dor
Do que…

“Tudo posso naquele que me fortalece”.

Filipenses 4: 13

Responde-nos quando clamamos, ó Deus que nos fazes justiça!
Dá-nos alívio da nossa angústia; tem misericórdia de nós
e ouve a nossa oração. “

(Salmos 4:1)

 

Eu sei que é difícil esperar
Mas Deus tem um tempo para agir e pra curar
Só é preciso confiar
Se a cruz lhe pesa
Não é para se entregar
Mas pra se aprender a amar
Como alguém que não desiste
A dor faz parte do cultivo desta fé
Pois só sabe o que se quer
Quem luta para conseguir ser feliz
Não desista do amor, não desista de amar
Não se entregue a dor, porque ela um dia vai passar
Se a cruz lhe pesou e quer se entregar
Tal como o Cirineu, Cristo vai lhe ajudar

 

Estou vivendo esta musica de novo…

em outro temporal…

Eu ainda estou aqui
Perdido em mil versões irreais de mim
Estou aqui por trás de todo o caos
Em que a vida se fez

Tenta me reconhecer no temporal
Me espera
Tenta não se acostumar
Eu volto já
Me espera

Eu que tanto me perdi
Em sãs desilusões
Ideais de mim
Não me esqueci
De quem eu sou
E o quanto devo a você

Tenta me reconhecer no temporal
Me espera
Tenta não se acostumar
Eu volto já
Me espera

Mesmo quando me descuido
Me desloco
Me deslumbro
Perco o foco
Perco o chão
E perco o ar
Me reconheço em teu olhar
Que é o fio pra me guiar
De volta
De volta

Tenta me reconhecer no temporal
Me espera
No temporal
Me espera
Tenta não se acostumar
Eu volto já
Me espera

Eu ainda estou aqui


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agradeço sua visita. Deus seja louvado por sua vida!