Vós fostes, ó Senhor, um refúgio para nós!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas

(Lc 14,25-33)

Naquele tempo, grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: “Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.
Com efeito, qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’
Ou ainda: Qual o rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz.
Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”

— Palavra da Salvação.

 

carregar cruz croce1

 

RENUNCIAR A TUDO E SEGUIR.

carregar cruz ohsbb7

Quais são então, na perspectiva de Jesus, as exigências fundamentais para quem quer seguir o “caminho do discípulo” e chegar a sentar-se à mesa do “Reino”? Jesus põe três exigências, todas elas subordinadas ao tema da renúncia.
A primeira exige o preferir Jesus à própria família (vers. 26).

A este propósito, Lucas põe na boca de Jesus uma expressão muito forte. Literalmente, podemos traduzir o verbo “misséô” aqui utilizado como “odiar” (“quem não odeia o pai, a mãe… não pode ser meu discípulo”).

Para ser discípulo, é preciso odiar alguém? Não. Segundo a maneira oriental de falar, “odiar” significa “pôr em segundo lugar algo porque, entretanto, apareceu na vida da pessoa um valor que ainda é mais importante”. É evidente que Jesus não está a pedir o ódio a ninguém, muito menos a esses a quem nos ligam laços de amor… Está, sim, a exigir que as relações familiares não nos impeçam de aderir ao “Reino”. Se for necessário escolher, a prioridade deve ser do “Reino”.
A segunda exige a renúncia à própria vida (vers. 27).

O discípulo de Jesus não pode viver a fazer opções egoístas, colocando em primeiro lugar os seus interesses, os seus esquemas, aquilo que é melhor para ele; mas tem de colocar a sua vida ao serviço do “Reino” e fazer da sua vida um dom de amor aos irmãos, se necessário até à morte. Foi esse, de facto, o caminho de Jesus; e o discípulo é convidado a imitar o mestre.
A terceira exige a renúncia aos bens (vers. 33).

Jesus sabe que os bens podem facilmente transformar-se em deuses, tornando-se uma prioridade, escravizando o homem e levando-o a viver em função deles; assim sendo, que espaço fica para o “Reino”? Por outro lado, dar prioridade aos bens significa viver de forma egoísta, esquecendo as necessidades dos irmãos; ora, viver na dinâmica do “Reino” implica viver no amor e deixar que a vida seja dirigida por uma lógica de amor e de partilha… Pode, então, viver-se no “Reino” sem renunciar aos bens?
Com este rol de exigências, fica claro que a opção pelo “Reino” não é um caminho de facilidade e, por isso, talvez não seja um caminho que todos aceitem seguir. É por isso que Jesus recomenda o pesar bem as implicações e as consequências da opção pelo “Reino”.

A parábola do homem que, antes de construir uma torre, pensa se tem com que terminá-la (vers. 28-30) e a parábola do rei que, antes de partir para a guerra, pensa se pode opor-se a outro rei com forças superiores (vers. 31-32) convidam os candidatos a discípulos tomar consciência da sua força, da sua vontade, da sua decisão em corresponder aos desafios do Evangelho e em assumir, com radicalidade, as exigências do “Reino”.

interrogação soru-işareti

Para refletir e partilhar, considerar as seguintes questões:

• Jesus não é um demagogo que faz promessas fáceis e cuja preocupação é juntar adeptos ou atrair multidões a qualquer preço. Ele é o Deus que veio ao nosso encontro com uma proposta de salvação, de vida plena; no entanto, essa proposta implica uma adesão séria, exigente, radical, sem “paninhos quentes” ou “meias tintas”. O caminho que Jesus propõe não é um caminho de “massas”, mas um caminho de “discípulos”: implica uma adesão incondicional ao “Reino”, à sua dinâmica, à sua lógica; e isso não é para todos, mas apenas para os discípulos que fazem séria e conscientemente essa opção. Como é que eu me situo face a isto? O projecto de Jesus é, para mim, uma opção radical, que eu abracei com convicção e a tempo inteiro ou um projeto em que eu vou estando, sem grande esforço ou compromisso, por inércia, por comodismo, por tradição?

interrogação NWQ vraagteken• A forma exigente como Jesus põe a questão da adesão ao “Reino” e à sua dinâmica faz-nos pensar na nossa pastoral – vocacionada para ser uma pastoral de massas – e na tentação que sentem os agentes da pastoral no sentido de facilitar as coisas, de não serem exigentes… Às vezes, interessa mais que as estatísticas da paróquia apresentem um grande número de batizados, de casamentos, de crismas, de comunhões, do que propor, com exigência, a radicalidade do Evangelho e dos valores de Jesus… O caminho cristão é um caminho de facilidade, onde cabe tudo, ou é um caminho verdadeiramente exigente, onde só cabem aqueles que aceitam a radicalidade de Jesus? A nossa pastoral deve facilitar tudo, ou ir pelo caminho da exigência?

interrogação• Às vezes, as pessoas procuram a comunidade cristã por tradição, por influências do meio social ou familiar, porque “a cerimônia religiosa fica bonita nas fotografias”… Sem recusarmos nada, devemos, contudo, fazê-las perceber que a opção pelo batismo ou pelo casamento religioso é uma opção séria e exigente, que só faz sentido no quadro de um compromisso com o “Reino” e com a proposta de Jesus.

• Dentro do quadro de exigências que Jesus apresenta aos discípulos, sobressai a exigência de preferir Jesus à própria família. Isso não significa, evidentemente, que devamos rejeitar os laços que nos unem àqueles que amamos… No entanto, significa que os laços afetivos, por mais sagrados que sejam, não devem afastar-nos dos valores do “Reino”. As pessoas têm mais importância para mim do que o “Reino”? Já me aconteceu renunciar aos valores do “Reino” por causa de alguém?

interrogacao.gif• Outra exigência que Jesus faz aos discípulos é a renúncia à própria vida e o tomar a cruz do amor, do serviço, do dom da vida. O que é mais importante para mim: os meus interesses, os meus valores egoístas, ou o serviço dos irmãos e o dom da vida?

• Uma terceira exigência de Jesus pede aos candidatos a discípulos a renúncia aos bens. Os bens, a procura da riqueza são, para mim, uma prioridade fundamental? O que é mais importante: a partilha, a solidariedade, a fraternidade, o amor aos outros, ou o ter mais, o juntar mais?

Dehonianos

cruz carregar
barra margarida images

TESTEMUNHO

Nesta semana, acordei de madrugada, e escutei meu marido  rangendo os dentes, pensei que estivesse sonhando pesadelo, e tentei acorda-lo. Porem percebi que ele não acordava, e estava inconsciente. Logo recordei de uma amiga que me conta das crises de diabete baixa, que acontece com sua filha. Tentei dar-lhe agua açucarada, mas os lábios estavam trancados. Tentei molhar seus lábios com uma fralda umedecida na agua açucarada, mas de nada resolvia.

Acordei meu filho que ainda não tinha ido trabalhar, e pedi ajuda. Percebemos que teríamos que leva-lo ao socorro medico. Meu filho não conseguia leva-lo ao carro sozinho, e eu estou com dificuldades com um ombro quebrado em recuperação. Sai a rua, e o vigilante noturno amigo nosso, estava passando naquela hora, e pedi ajuda. Juntos carregaram meu marido ate o carro.

No hospital ele foi medicado e depois de algumas horas, graças a Deus, melhorou. Marcamos consulta medica, onde foi bem atendido, e reavaliada e trocada as medicações.

Porem a aflição tomou conta do meu coração. A recordação do momento que vi meu marido inconsciente, a feição dele neste momento, voltava sempre ao meu pensamento, e eu sofria com esta lembrança.

Me sentia mal, com angustia profunda.

Fui participar de um retiro, mas mal conseguia acompanhar os cânticos de alegria. Pois em meu coração a alegria tinha desaparecido.

Os dias tinham sido agitados. Estava com saudades da missa, da adoração, da intimidade na oração.

E quando Jesus chegou, do lugar que eu estava não dava pra vê-lo, pois havia uma caixa de som, na minha frente. Então resolvi me aproximar mais, me ajoelhei onde podia contempla-lo, e decidi que rezaria o terço Mariano de joelhos, em oferecimento de minha vida a Jesus amado, e também pedindo a cura do meu coração angustiado.

Porem percebi que o terço seria meditado, e longo…

Mas não voltei atrás, por um tempo foi tranquilo, mas logo minhas pernas começaram a doer, depois formigaram, mas não desisti.

Eu queria oferecer aquele pequeno sacrifício, em reparação por minha falta de confiança, meus medos, minhas inseguranças. Porque esqueço de sua promessa tantas vezes confirmada aos meus ouvidos:

E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”Mateus 28.20b.

Fiquei com medo de que não conseguisse levantar quando terminasse de rezar, mas entreguei tudo a Jesus pelas mãos da virgem Maria.

E quando levantei, estava transformada!

Aquela dor nas pernas tinha ido embora, também a angustia do meu coração.

E acompanhei o canto com os braços bem erguidos, inclusive aquele do ombro quebrado!

Não foram os meus joelhos dobrados, mas o seu olhar sobre minha vida, a sua misericórdia, que me restituiu as forças.

Mãezinha querida cuidaste de mim…

Haaa Jesus amado obrigado…

Me ajude a gravar no meu coração, mesmo diante das dificuldades, que estas sempre conosco, ate o fim dos tempos!

(Sol)

ate o fim 1601348_719477391405515_1108988903_n

barra7

Cubra-me com seu manto de amor
Guarda-me na paz desse olhar
Cura-me as feridas e a dor me faz suportar
Que as pedras do meu caminho
Meus pés suportem pisar
Mesmo ferido de espinhos me ajude a passar
Se ficaram mágoas em mim
Mãe tira do meu coração
E aqueles que eu fiz sofrer peço perdão

nossa senhora images

Interceda por mim minha mãe junto a Jesus


MANTO MARIA mmiser2

Sempre que o meu pranto rolar
Ponha sobre mim suas mãos
Aumenta minha fé e acalma o meu coração
Grande é a procissão a pedir
A misericórdia o perdão
A cura do corpo e pra alma a salvação

manto maria nsmerces002a
Pobres pecadores oh mãe
Tão necessitados de vós
Santa Mãe de Deus tem piedade de nós
De joelhos aos vossos pés
Estendei a nós vossas mãos
Rogai por todos nós vossos filhos meus irmãos

MANTO MARIA 440_0_3830157_115054
Nossa Senhora me de a mão
Cuida do meu coração
Da minha vida do Meu destino
Do meu caminho
Cuida de mim

manto maria nsa bonita porta do ceu

Os espinhos que eu pisar nesta vida, as feridas que eles fizerem em meus pés, não me afastarão de sua presença Senhor! As dores serão o impulso, que farão de meus passos mais altos, para que um dia, com a tua graça, eu possa ser digna do céu!

(Sol)

barra margarida images

 

 

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

 

estarei convosco

barra flore9aeg0arl

Com alegria, hoje proclamo o salmo do dia!!!

Salmo 89

Vós fostes, ó Senhor, um refúgio para nós!

Vós fazeis voltar ao pó todo mortal,/ quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!”/ Pois mil anos para vós são como ontem,/ qual vigília de uma noite que passou.

Eles passam como o sono da manhã,/ são iguais à erva verde pelos campos:/ De manhã ela floresce vicejante,/ mas à tarde é cortada e logo seca.

Ensinai-nos a contar os nossos dias,/ e dai ao nosso coração sabedoria!/ Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis?/ Tende piedade e compaixão de vossos servos!

Saciai-nos de manhã com vosso amor,/ e exultaremos de alegria todo o dia!/ Que a bondade do Senhor e nosso Deus/ repouse sobre nós e nos conduza!/ Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho.

“eu vos anuncio uma grande alegria” (lc 2,10)

 

barra margarida images

 

Em pouco tempo Senhor, me colocaste diante da contemplação da vida e da proximidade da morte! Vivi uma grande alegria no nascimento de meu primeiro neto, e grande agonia diante da enfermidade do meu marido.

A correria e agitação destes dias, me distanciaram da santa Eucaristia.  E uma redoma de tristeza, engoliu minha alegria!

Os cantos de louvores, pareciam fúnebres para meus ouvidos.

Mas foi só poder contempla-o novamente, para me embriagar da verdadeira alegria!

Obrigado Senhor, por tudo!

(Sol)

Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia!

ore confie barra 1

 

ate o fim sábado aleluia

2 Respostas para “Vós fostes, ó Senhor, um refúgio para nós!

  1. I loved your blog post.Really looking forward to read more. Keep writing.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Hello there! This post could not be written any better!

    Going through this post reminds me of my previous roommate!

    He continually kept preaching about this. I’ll send this article to
    him. Fairly certain he’ll have a good read. Thanks for sharing! http://www.yahoo.net

    Curtir

Agradeço sua visita. Deus seja louvado por sua vida!