Doce Coração de Jesus, sede a nossa salvação!

SAGRADO CORAÇÃO 10

 

Comentário do dia
Balduíno de Ford (?-c. 1190), abade cisterciense, depois bispo
O Sacramento do altar, II, 1; SC 93

«Eles começaram a pressioná-Lo fortemente, armando-Lhe ciladas»

«Deus amou tanto o mundo que lhe deu o seu Filho único» (Jo 3,16). Este Filho único «foi oferecido», não porque os seus inimigos prevaleceram, mas «porque Ele próprio o quis» (Is 53,10-11). «Amou os seus e amou-os até ao fim» (Jo 13,1). O fim é a morte, aceite por aqueles que ama; eis o fim de toda a perfeição, o fim do amor perfeito, porque «ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos» (Jo 15,13).
 
jesus_pharisees_talking_md_clrNa morte de Cristo, este seu amor foi mais poderoso do que o ódio dos seus inimigos; pois o ódio fez apenas o que o amor lhe permitia. Judas, ou os inimigos de Cristo, entregaram-No à morte por um ódio maldoso. O Pai entregou o seu Filho e o Filho entregou-se a Si mesmo por amor (Rom 8,32; Gal 2,20). Mas o amor não é culpado de traição; está inocente, mesmo quando Cristo morre por sua causa.
 
Porque apenas o amor pode fazer impunemente o que lhe agrada. Apenas o amor pode coagir Deus e como que impor-se a Ele.
Foi ele que O fez descer do céu e O pôs na cruz, ele que derramou o sangue de Cristo para remissão dos pecados, num acto tão inocente como salutar. Todas as nossas acções para a salvação do mundo são, então, devidas ao amor. E este insta-nos, por uma lógica que se nos impõe, a amar Cristo tanto quanto outros O odiaram.

http://evangelhoquotidiano.org

 


FORMAÇÃO

sagrado coração ...images“Uma vez, estando diante do S.S. Sacramento, senti-me invadida por esta Divina Presença, duma maneira tão forte que me esqueci de mim mesma e do lugar onde me encontrava. Abandonei-me Àquele Espírito Divino, entregando o meu coração à força do Seu Amor.
Ele disse-me: «O meu Coração está tão apaixonado pelos homens que, não podendo mais conter em Si mesmo as chamas do Seu ardente amor, é necessário que as espalhe por meio de ti e se manifeste aos homens para enriquece-los dos numerosos tesouros que Eu te manifestarei e que encerram as graças santificantes e salutares, necessárias para tirá-los do abismo da perdição”.
 
sagrado-coracao2O Divino Coração apresentou-se sobre um trono de chamas, mais luminoso que o sol, transparente como o cristal. Estava cercado de uma coroa de espinhos que significavam as picadas dos nossos pecados. Estava encimado por uma Cruz para significar que, desde o primeiro instante da Sua Encarnação, a Cruz foi plantada no Seu Coração e foi repleto, desde os primeiros momentos, de todas as amarguras que deveria sofrer durante toda a sua vida e a Sua Santa Paixão.
 
“Uma vez Jesus, Exposto no SS. Sacramento, Apresentou-Se todo resplandecente de glória com as Suas 5 Chagas luminosas como o sol. Daquela sacrossanta humanidade saiam chamas de todos os lados, mas sobretudo do Seu peito adorável e descobriu o Seu amante e adorável coração que era a nascente viva daquelas chamas. Então Ele manifestou-me as maravilhas do Seu puro amor pelos homens, dos quais não recebia senão ingratidões e desprezo, e dizia-me: “Isto é muito mais doloroso para Mim do que Eu sofri na minha paixão. Eles, os homens, não têm senão friezas e desprezo. Tu, pelo menos, supre às ingratidões dos homens quanto te for possível.”
 

sagrado coração2

Então, eu, diz Santa Margarida Maria, prostrei-me ao chão e disse-Lhe: «Meu Senhor e meu Deus»! Não podia exprimir aquilo que eu experimentava; nem sabia se estava no Céu ou na terra
 
 
 
 

 

“Coração de Jesus, casa de Deus e porta do céu,
tende piedade de nós!”

 

sagrado_coracao_jesus

 

 

Santa Margarida Maria de Alacoque

z_margarita_al_jesusSanta Margarida Maria de Alacoque Deus suscitou este luzeiro, ou seja, portadora da luz, que é Cristo, num período em que na Igreja penetrava as trevas do Jansenismo (doutrina que pregava um rigorismo que esfriava o amor de muitos e afastava o povo dos sacramentos).
O nome de Santa Margarida Maria Alacoque está intimamente ligado à fervorosa devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Nasceu na França em 1647, teve infância e adolescência provadas, sofridas.
Órfã de pai e educada por Irmãs Clarissas, muito nova pegou uma estranha doença que só a deixou depois de fazer o voto à Santíssima Virgem.
 
 
sagrado coração bondade imagesCom a intercessão da Virgem Maria,
foi curada e pôde ser formada na cultura e religião. Até que provada e preparada no cadinho da humilhação, começou a cultuar o Santíssimo Sacramento do Altar e diante do Coração Eucarístico começou a ter revelações divinas.
“Eis aqui o coração que tanto amou os homens, até se esgotar e consumir para testemunhar-lhe seu amor e, em troca, não recebe da maior parte senão ingratidões, friezas e desprezos”. As muitas mensagens insistiram num maior amor à Santíssima Eucaristia, à Comunhão reparadora nas primeiras sextas-feiras do mês e à Hora Santa em reparação da humanidade.
 
Incompreendida por vários, Margarida teve o apoio de um sacerdote, recebeu o reconhecimento do povo que podia agora deixar o medo e mergulhar no amor de Deus. Leão XIII consagrou o mundo ao Sagrado Coração de Jesus e o Papa Pio XIII recomendou esta devoção que nos leva ao encontro do Coração Eucarístico de Jesus. Santa Margarida Maria Alacoque morreu em 1690 e foi canonizada pelo Papa Bento XV em 1920.

Santa Margarida Maria Alacoque, rogai por nós!

 

 

 

SAGRADO CORAÇÃO images

Consagração ao Sagrado Coração

Entrego-me e consagro ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo, minha pessoa e vida, ações, dores e sofrimentos para que utilize meu corpo somente para honrar,
amar e glorificar ao Sagrado Coração.
 
Este é meu propósito definitivo, único, ser todo d’Ele, e fazer tudo por amor a Ele, e ao mesmo tempo renunciar com todo meu coração qualquer coisa que não lhe compraz, além de tomar-te, Ó Sagrado Coração, para que sejas ele o único objeto de meu amor, o guardião de minha vida, meu seguro de salvação, o remédio para minhas fraquezas e inconstância, a solução aos erros de minha vida e meu refúgio seguro à hora da morte.
Seja, Ó Coração de Bondade, meu intercessor ante Deus Pai, e livra-me de sua sabia ira. Ó Coração de amor, ponho toda minha confiança em ti, temo minhas fraquezas e falhas,
mas tenho esperança em tua Divindade e Bondade.
 
Tira de mim tudo o que está mal e tudo o que provoque que não faça tua santa vontade, permite a teu amor puro a que se imprima no mais profundo de meu coração,
para que eu não me esqueça nem me separe de ti.
 
Que eu obtenha de tua amada bondade a graça de Ter meu nome escrito em Teu coração, para depositar em ti toda minha felicidade e glória, viver e morrer em tua bondade. Amém
Santa Margarida Maria Alacoque

http://apostoladodaoracaoaracoiaba.blogspot.com.br/

 

Consagração Individual ao Sagrado Coração de Jesus

Eu (dizer o nome)… Vos dou e consagro, ó Sagrado Coração de Jesus Cristo, minha pessoa e minha vida, minhas ações, penas e sofrimentos, para não querer mais servir-me de nenhuma parte de meu ser senão para vos honrar, amar e glorificar.
É esta a minha vontade irrevogável: ser toda Vossa e tudo fazer por Vosso amor, renunciando de todo o meu coração a tudo quanto Vos possa desagradar.
Tomo-Vos, pois, ó Sagrado Coração, por único bem de meu amor, protetor de minha vida, segurança de minha salvação, remédio de minha fragilidade e de minha inconsciência, reparador de todas as imperfeições de minha vida e meu asilo seguro na hora da morte.
Sede, ó coração de bondade, minha justiça diante de Deus, Vosso Pai, para que desvie de mim sua justa cólera. Ó coração de amor! deposito toda a minha confiança em Vós, pois tudo temo de minha malícia e de minha fraqueza, mas tudo espero de Vossa bondade!
Extingui em mim tudo que possa desagradar-Vos ou se oponha à Vossa vontade. Seja o Vosso puro amor tão profundamente impresso em meu coração, que jamais possa eu esquecer-Vos,
nem separar-me de Vós.
Suplico por todas as Vossas finezas, que meu nome seja escrito em Vosso coração, pois quero fazer consistir toda a minha felicidade e toda a minha glória em viver e morrer como Vossa escrava.
 Amém.
(Santa Margarida Maria)
 
sagrado_coracao3
 
Eu sempre levo esta oração acima comigo.
(Sol)
 
SAGRADO CORAÇÃO
 

 Doce Coração de Jesus, sede a nossa salvação!

 

 

 

 

ESPIRITO ENCHEtumblr_msu1rrm0bH1sy7xcvo1_500

Catequese sobre o Espírito Santo,

por São João Maria Vianney

Ó, meus filhos, como é belo! O Pai é nosso Criador, o Filho é nosso Redentor e o Espírito Santo é nosso Guia… O homem por si só não é nada, mas com o Espírito Santo ele é grandioso. O homem é todo terreno e animal; nada além do Espírito Santo pode elevar sua mente às alturas.
ESPIRITO SANTOPor que os santos foram tão desapegados das coisas terrenas?
Porque eles se deixaram guiar pelo Espírito Santo. (…)
O Espírito Santo é luz e força. Ele nos ensina a distinguir entre a verdade e a mentira, entre o bem e o mal. Como lentes que aumentam os objetos, o Espírito Santo nos mostra o que é bom e o que é mau em tamanho grande.
Com o Espírito Santo vemos tudo em suas verdadeiras proporções; vemos a grandeza das menores ações feitas por Deus, e a grandeza das menores faltas. (…) Assim, as menores imperfeições parecem-nos muito grandes, os menores pecados inspiram-nos horror.
Esta é a razão por que a Santíssima Virgem nunca pecou. O Espírito Santo fê-la entender como o pecado é hediondo (…).
As pessoas mundanas não têm o Espírito Santo, ou se o possuem, é apenas por um momento. Ele não permanece com elas; o ruído do mundo manda-o embora.
 
louvor no espirito santoUm cristão que é guiado pelo Espírito Santo não tem dificuldade em deixar os bens deste mundo, e correr rumo aos do céu; ele conhece a diferença entre eles. (…) Para o homem que se põe sob a condução do Espírito Santo parece não haver mundo; para o mundo, parece não haver Deus… Nós devemos, portanto, ver por quem estamos sendo guiados. Se não for pelo Espírito Santo, trabalhamos em vão (…).
Tome numa mão uma esponja toda ensopada e na outra uma pedrinha; aperte-as igualmente. Nada sairá da pedra, mas da esponja sairá uma abundância de água. A esponja é a alma cheia do Espírito Santo, e a pedra é o coração frio e duro que não é habitado pelo Espírito Santo. (…)
O Espírito Santo forma pensamentos e sugere palavras nos corações dos justos… Aqueles que têm o Espírito Santo não produzem nada de ruim; todos os frutos do Espírito Santo são bons. Sem o Espírito Santo tudo é frio; portanto, quando sentirmos que estamos perdendo nosso fervor, devemos imediatamente fazer uma novena ao Espírito Santo para pedir-lhe fé e amor…
Vejam, quando fazemos um retiro ou celebramos um Jubileu, ficamos cheios de bons desejos: estes bons desejos são o hálito do Espírito Santo, que passou sobre nossas almas e renovou tudo, como o vento quente que derrete o gelo e traz de volta a primavera… (…) Quando temos o Espírito Santo, o coração se abre de par em par e se banha no amor divino. Um peixe nunca reclama de ter muita água ao seu redor, e nem um bom cristão reclama de estar longamente com o bom Deus.
Há algumas pessoas que acham a religião algo cansativo, e isto é porque elas não têm o Espírito Santo.
 
espirito_santo-pomba em movimentoSe alguém perguntasse aos condenados: “Por que vocês estão no inferno?” Eles responderiam: “Porque resistimos ao Espírito Santo”. E se alguém perguntasse aos santos: “Por que vocês estão no Céu?” Eles responderiam: “Porque demos ouvidos ao Espírito Santo”. Quando os bons pensamentos vêm à nossa mente, é o Espírito Santo que está nos visitando. (…)
Sem o Espírito Santo, os mártires teriam caído como folhas das árvores. (…)
Como é belo, meus filhos, ser acompanhado pelo Espírito Santo! Ele é deveras um bom guia. E pensar que há quem não o siga… (…)
O Espírito Santo conduz-nos como uma mãe conduz pela mão seu filho de dois anos, como alguém que enxerga guia um outro que é cego. (…)
A descida do Espírito Santo era necessária, para tornar cheia de frutos aquela colheita de graças.
É como um grão de trigo que vocês plantam no chão; sim, mas é preciso o sol e a chuva para fazê-lo crescer e tornar-se espiga.
Deveríamos dizer em cada manhã: “Ó Deus, enviai-me o vosso Espírito, para ensinar-me o que sou eu e o que sois vós”.

Trechos de The Blessed Curé of Ars in his Catechetical Instructions, Instructions on the Catechism, Chapter III.
http://ars-the.blogspot.com.br/2012_05_01_archive.html

 

 

alegria-corac3a7c3a3o-conhece-jesus

 

De onde vem a Verdadeira Felicidade?

O homem criado por amor não pode viver sem amor: ou ama a Deus ou ama o mundo.
Aquele que não ama a Deus apega o seu coração a coisas que passam como a fumaça.
Quanto mais conhecemos os homens, tanto menos os amamos. É o contrário relativamente a Deus: quanto mais o conhecemos, tanto mais o amamos.
 
vianney 132042404343Esse conhecimento abrasa a alma de tão grande amor, que ela não pode mais amar nem desejar senão a Deus…
O amor de Deus é um antegozo do Céu: se soubéssemos frui-lo, oh! como seríamos felizes! O que faz que sejamos infelizes é não amarmos a Deus.
Há pessoas que não amam o bom Deus, que não lhe rezam e que prosperam; é mau sinal! Têm feito um pouco de bem através de muito mal. O bom Deus recompensa-os nesta vida.
 
Cumpre fazer com os pastores nos campos durante o inverno: acendem fogo: mas de quando em quando correm a apanhar lenha de todos os lados para alimentá-lo.
Se soubéssemos, como os pastores, alimentar sempre o fogo do amor de Deus no nosso coração mediante orações e boas obras, ele não se apagaria.
 
 

S. João Maria Vianney, Pensamentos Escolhidos do Cura D’Ars

Fonte: osegredodorosario.blogspot

“eu vos anuncio uma grande alegria” (lc 2,10)

 

 

Jesus e Maria

Por teus olhos eu aprendo a esperar
Por teus lábios eu aprendo a louvar
Em teus passos eu aprendo a caminhar
Ao ver-te aos pés da cruz aprendo a confiar

Quando a força me faltar
Quando a vida me provar
Eu quero estar em teus braços, ó Mãe
E de ti aprender a crer, a esperar, a amar

Estás aqui, ó Mãe
Estás aqui, ó Mãe
Consolo no caminho
Ternura e carinho
Sob o teu manto encontrei meu lugar

Maria!
Sob o teu manto encontrei meu lugar

 

barra 200

 

quinta feira

Uma resposta para “Doce Coração de Jesus, sede a nossa salvação!

  1. Maria jose Martins

    Deus é Amor

    Curtir

Agradeço sua visita. Deus seja louvado por sua vida!