“Muito lhe foi perdoado porque muito amou…

 

Evangelho segundo S. João 8,1-11.

Naquele tempo, Jesus foi para o Monte das Oliveiras.
Mas de manhã cedo, apareceu outra vez no templo e todo o povo se aproximou d’Ele. Então sentou-Se e começou a ensinar.
Os escribas e os fariseus apresentaram a Jesus uma mulher surpreendida em adultério, colocaram-na no meio dos presentes e disseram a Jesus:
«Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério.
Na Lei, Moisés mandou-nos apedrejar tais mulheres. Tu que dizes?».
Falavam assim para Lhe armarem uma cilada e terem pretexto para O acusar. Mas Jesus inclinou-Se e começou a escrever com o dedo no chão.
Como persistiam em interrogá-l’O, Ele ergueu-Se e disse-lhes: «Quem de entre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra».
Inclinou-Se novamente e continuou a escrever no chão.
Eles, porém, quando ouviram tais palavras, foram saindo um após outro, a começar pelos mais velhos, e ficou só Jesus e a mulher, que estava no meio.
Jesus ergueu-Se e disse-lhe: «Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?».
Ela respondeu: «Ninguém, Senhor». Jesus acrescentou: «Também Eu não te condeno. Vai e não tornes a pecar».

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

 

madalena jesus47_jpg

 

 

 

 

 

 

Comentário do dia
Santo Agostinho-oracao-do-jovem2Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja
Sermões sobre o Evangelho de João, nº 33, 5-8

«Também Eu não te condeno. Vai e de agora em diante não tornes a pecar.»

«Foram saindo um a um.» Ficaram apenas dois, a miserável e a Misericórdia. Mas o Senhor, depois de os ter atingido com o traço da justiça, não quis assistir à sua queda; desviou deles o olhar e, «inclinando-Se para o chão, pôs-Se a escrever com o dedo na terra».

Tendo a mulher ficado sozinha, depois de todos terem partido Ele ergueu os olhos para ela. Ouvimos a voz da justiça, ouçamos também a da bondade. […] A mulher esperava ser punida por Aquele em quem não se podia encontrar pecado. Mas Ele, que havia afastado os seus inimigos com a voz da justiça, erguendo para ela os olhos da misericórdia, interrogou-a: «Ninguém te condenou?» Ela respondeu: «Ninguém, Senhor.» Ele disse-lhe: «Também Eu não te condenarei. Temeste ser condenada por Mim porque não encontraste pecado em Mim; mas Eu também não te condenarei.»

Como, Senhor? Então Tu favoreces os pecados? Não, é justamente o contrário. Repara no que se segue: «Vai e de agora em diante não tornes a pecar.» O Senhor condenou, portanto, mas foi o pecado que Ele condenou, não o pecador. […] Tenham pois atenção os que amam a bondade do Senhor, e temam a sua verdade. […] O Senhor é bom, o Senhor é lento na ira, o Senhor é misericordioso, mas o Senhor também é justo e o Senhor é cheio de verdade (Sl 85,15). Ele concede-te tempo para que te corrijas, mas tu preferes gozar esse adiamento a reformar-te. Pois bem, se ontem foste mau, sê bom hoje; se passaste este dia no mal, ao menos amanhã muda a tua conduta.

É portanto este o sentido destas palavras que Ele dirige a esta mulher: «Também Eu não te condenarei, mas, estando assegurada para o passado, tem cautela no futuro. Também Eu não te condenarei, apaguei o mal que cometeste; tu, observa o que prescrevi para obteres o que prometi.»

http://evangelhoquotidiano.org

 

pecadora madalena10157356_592985584133690_3165234227170063699_n

interroação images

 

Uma coisa não está bem claro nos evangelhos: a Maria que derramou o perfume nos pés de Jesus era Maria Madalena ou Maria irmã de Lázaro?

 

Realmente há um pouco de dificuldade em entender as Marias que aparecem nos 4 evangelhos. E esta dificuldade, nasceu há muito tempo, quando o Papa Gregório, o Grande, que viveu há quase 1500 anos, afirmou: “A mulher que Lucas chama de ‘a pecadora’ e João de ‘Maria’, cremos que seja aquela de quem Marcos diz que Jesus expulsou 7  demônios (Maria Madalena)” (Sermões sobre o Evangelho, 33). Contudo, fazendo uma análise cuidadosa, podemos dizer que a Maria da unção é a irmã de Lázaro.

Vamos ver os textos. O episódio, conhecido como a “unção em Betânia” é contado por 3 evangelistas: Mateus 26, 6-13, Marcos 14,3-9 e João 12,1-8. Lucas também narra o encontro de Jesus com uma mulher, na casa de um fariseu que lhe convidara para o jantar, que lava seus pés com lágrimas e os enxuga com os cabelos; esse episódio, todavia, parece ser diferente daquele contado pelos outros evangelistas (Lucas 7). Nesse caso a protagonista é chamada “pecadora”.

Na narração de Mateus e Marcos conta-se que Jesus estava em Betânia, na casa do leproso Simão, quando chega uma mulher com um frasco de perfume caro e começa a derramá-lo sobre a cabeça de Jesus. Os discípulos se indignam, pois o perfume era muito caro e o dinheiro podia ser dado aos pobres. Jesus porém os reprime, sublinhando que sempre tereis os pobres convosco. E sublinha: aquela mulher realiza um gesto profético que anuncia a eminente sepultura de Cristo.

João, no seu Evangelho, conta que o fato aconteceu na casa de Lázaro, sempre em Betânia. Ele diz que Maria pega o perfume e unge os pés de Jesus, enxugando-os com seus cabelos. Judas lembra que o dinheiro com o qual foi comprado o perfume poderia ser dado aos pobres. E Jesus, como em Mateus e Marcos, lembra que os pobres sempre existirão… Portanto, segundo as narrações a personagem que unge Jesus é:

Mateus e Marcos: uma mulher /  Lucas: a pecadora. /  João: Maria

Para concluir, podemos fazer algumas considerações:

1. O episódio contado por Lucas provavelmente é diverso daquele acontecido em Betânia, narrado pelos outros 3 evangelistas. De fato, segundo Lucas, o episódio aconteceu na Galiléia e não no período nas vésperas da paixão de Cristo, como é indicado nos outros evangelhos. A pecadora de Lucas, que unge Jesus, não deve ser Maria Madalena. O episódio da unção em Lucas é contado no capítulo 7. Logo em seguida, no capítulo 8, Lucas fala que Maria Madalena fazia parte do grupo que acompanhava Jesus. Se a pecadora fosse Maria Madalena, por que Lucas não teria dito?

2. Enquanto Mateus e Marcos não ajudam a entender quem era a mulher que ungiu Jesus, em João é muito claro que essa mulher era Maria irmã de Lázaro. De fato, em João 11,1-2 se diz: Havia um doente, Lázaro, de Betânia, povoado de Maria e de sua irmã Marta. Maria era aquela que ungiu o Senhor com bálsamo e lhe enxugara os pés com os cabelos.

3. João conhecia bem Maria Madalena e Maria irmã de Lázaro. É improvável que ele tenha feito confusão entre as duas Marias.

Do Site : a bíblia.org

Home

 

 

 

 

Apesar das explicações, sobre as duas Marias,

também nos vídeos e nas musicas encontro uma confusão!

Então vou meditar o amor das Marias!

 amor-na-agua.jpg

Musica que canta minha

escolha de vida!

Dai-me forças Senhor

para vive-la!

(Sol)

carol_castro_maria_madalena

 

Tanto que esperou pudesse um dia
Chegar bem perto dizendo tudo
Se não conseguiu como queria
O seu silêncio não ficou mudo

Ela muito amou, tem a minha paz
Vai seguir caminho sem temor
Sabe quem eu sou e será capaz
De espalhar na Terra o meu amor

Ela ultrapassou toda medida
Não lhe bastando meros preceitos
Lágrimas, perfume, que acolhida!
Nem se importando com preconceitos

Ela muito amou tem a minha paz
Vai seguir caminho sem temor
Sabe quem eu sou e será capaz
De espalhar na Terra o meu amor

Se ninguém ousou dizer bem claro
O que pensava daquele gesto
Ele revelou como era raro
Esse carinho tão manifesto

Ela muito amou tem a minha paz
Vai seguir caminho sem temor
Sabe quem eu sou e será capaz
De espalhar na Terra o meu amor

Ele é sempre mais que um convidado
Se põe a mesa nutrindo a vida
Olha os corações e põe de lado
Toda a aparência, cura a ferida

 

 

 

 Penso eu, que Jesus escreveu no chão para que Madalena visse,

a palavra:

Inocente!

Eu tenho o poder de te declarar

INOCENTE!

(Sol)

inocente

ORANDO

 Jesus, o evangelho que mais toca o meu coração, é o que desejo viver. A pecadora perdoada, porque teve a oportunidade de encontrar-te…e descobrir a potencia deste amor.

Amor que supera tribulações e dores.

Amor que muda toda nossa vida, nossas escolhas, abandonando tudo pra seguir-te.

Amor sem medida, sem preço, sem valor estipulado! Amor dos amores que por muitos não é amado!

Como poderei agradecer este amor que preencheu todos os vazios?

Foram tantos caminhos, tantas vielas, e atalhos… Tantas encruzilhadas, e caminhos pedregosos.

Até que eu encontra-se a luz que ilumina e mostra a direção segura.

Como ela testemunhou desejo viver, prostrada e abandonada a tua presença. Porem sei que serei julgada exagerada, beata, puritana… Porque ser toda sua, será sempre algo exagerado para o olhar de muitos, pois exige muitas renuncias.

Descobri que renunciar é ser livre! Livre para seguir-te! Só quem luta pelos desapegos, consegue dar passos. De que me vale o perfume mais caro? Se perder a graça de tua presença!

Me purifique, modele…Pode fundir-me como o ourives…lapidar-me…

Talvez eu chore, sinta dor, fique cansada.

Pois sua obra tão perfeita, foi quebrada pelas feridas deste caminho, antes sem rumo e sem esperanças.

E esta é a esperança que me sustenta a vida!

 As mãos que me ergueram, podem me conduzir ao céu!

(Sol)

25/03/2013

levanta hope in God

 

 

QUE ME IMPORTA

Que me importa o barulho do mundo

 o movimento das pessoas

as palavras que se confundem

Que me importa os pedidos, os anseios, os desejos…

Que me importa os olhares, os julgamentos, as criticas…

Quando vieres e mim, na santa Eucaristia

Nada mais importa…

Além de refugiar-me em ti

No silencio que proclama

SANTO! SANTO! SANTO!

(Sol)

madalena aospesdejesus

As vezes busco, ser anormal como Madalena, que surpreendeu a todos, pois não escolheu momento propicio, nem usou de sabias palavras, parecia não ver ninguém ao seu redor, não ouviu julgamentos, nem criticas! Apenas se abandonou ao amor!

 (Sol)

21/1/2013

 

 

 Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

Salmos 51:3

Jesus madalena

Dói dentro de mim
As marcas que ficaram do passado
Pois no meu coração ficou cravado
A perda inaceitável.

Dói dentro de mim
Dentro do meu peito eu sinto um aperto
Pois a ilusão me fez acreditar
Que pra mim não existia esperança

Em Tua presença apresento minha dor
Em Tua presença eu declaro Senhor
Quero recomeçar

Se em pranto eu cair
Se o meu chorar eu não resistir
Vem Senhor me amparar

E se caem lágrimas de dor
A minha cura esta no Teu amor
Vem Senhor me Abraçar.

 

madalena perfume cabelos

 

 

 

 
carmelita escrevendo com pena

Aos Teus pés, Jesus

Existe um lugar onde somos convidados a estar a cada dia: aos pés de Jesus. É lá que encontramos descanso, perdão e o vigor dos santos.  É lá que podemos falar tudo o que nos confunde, nos machuca e nos coloca para baixo. E é lá, também, junto aos pés do Senhor que ouvimos mais claramente a voz do Bom Pastor que nos chama pelo nome e nos orienta respondendo nossos anseios e mostrando o caminho que devemos seguir.   Ao ler os evangelhos, encontramos algumas pessoas que foram aos pés de Jesus. Maria, a irmã de Marta; Jairo, o chefe da sinagoga que estava com a filhinha muito doente; o leproso que foi curado; o homem liberto de vários demônios; a mulher pecadora da cidade e os quatro que estavam ao pé da cruz, Maria, a Mãe do Senhor, Madalena, Maria, a esposa de Cléofas e João. Para cada momento de nossas vidas temos um motivo para permanecer aos pés de Jesus e não nos afastarmos dele.

Comunidade Bom Pastor

 

 

sagrado-coracao2.png

Em troca dos nossos tantos pecados,

Jesus nos entregou o seu coração!

(Sol)

 

 

Santa Maria Madalena, vós que ouvistes de Jesus estas palavras: “Muito lhe foi perdoado porque muito amou… vai em paz, os teus pecados estão perdoados”, alcançai-me de Deus o perdão dos meus erros e pecados, deixai-me participar do ardente amor que inflamou o vosso coração, para que eu seja capaz de seguir Cristo até o Calvário se for preciso, e assim, mais cedo ou mais tarde, tenha a felicidade de beijar e abraçar os pés do Divino Mestre. Como Jesus ressuscitado vos chamou pelo nome “Maria!”, ele chame também pelo meu nome…. e eu nunca mais me desvie do seu amor, com recaídas nos erros do meu passado. Santa Maria Madalena, eu vos peço esta graça, por Cristo Nosso Senhor. Amém.”

JESUS E MADALENA

Por isso vós, mulheres cristãs, como Maria Madalena e as outras mulheres do Evangelho, deveis anunciar e testemunhar ter Cristo ressuscitado verdadeiramente, ser Ele a nossa única e verdadeira consolação! Tende, por isso, em conta a vossa vida interior, reservando todos os dias um pequeno oásis de tempo para meditar e para rezar.

papa joao páulo eologia-do-corpo-frame

(Beato João Paulo II)

 

 

 

prostrar

Vim até aqui
Derramar o meu passado em ti
Vim banhar os pés quem andaram por aí
Sem carinho receber

Hoje estou aqui
Não porque mereço, eu sei
Pois tu sabes por onde eu andei
Conheces bem o meu perfume

Mas tu sabes também
Que o meu choro é sincero porém
Não tenho nada há oferecer, meu Senhor
Mas te dou a minha vida

É tudo que tenho
Recebe o meu nada
Refaz a morada
Habita em mim

Me pega em teu colo
Me acalma em teu peito
Sou teu sou eleito
E a minha essência é exalar teu cheiro

pensar chuva mulher na janela chovendo

“Não é o primeiro lugar, mas o ultimo que busco, em lugar de avançar como o fariseu, repito cheia de confiança a prece do publicano. Tem misericórdia de mim pecador! Mas, sobretudo imito a Madalena, que em sua audácia se lança aos pés de Jesus! (Santa Teresinha)

 

 

jesus pregado images

Te agradeço por me libertar,
Numa cruz por mim se entregar,
Te agradeço por me oferecer uma nova vida
Te agradeço por me dar a mão,

por amor me levantar do chão

 

madalena levanta pecadora-caida

Por esta paz e essa alegria dentro do meu coração…

Grato eu sou,

por teu imenso amor

 

https://sol2611.files.wordpress.com/2014/11/amigo-verdcuidar-abrac3a7o.jpg

 

 

 

  O que consegui definir com exatidão até agora sobre as Marias…É que as duas se encontraram no melhor lugar para se estar…aos pés de Jesus! (Sol)

MELHOR LUGAR

 

 

filmes

SESSÃO SANTIDADE

 

 

E, aproximando-se disse levanta-te

semana

Agradeço sua visita. Deus seja louvado por sua vida!