Arquivo do dia: 09/01/2015

É impossível viver para o próximo sem entrar nessa solidão. Se tentamos viver para os outros sem primeiro viver para Deus, arriscamo-nos a mergulhar com eles no abismo.”

JESUS OLHAR SONHO print_zoom_wentapart_zoom

Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração.
São Lucas 5,16

 

Comentário do dia por Santo António de Lisboa (c. 1195-1231)
Franciscano e Doutor da Igreja
Sermões para o domingo e as festas dos santos

«Jesus estendeu a mão e tocou-lhe, dizendo: “Quero, fica purificado”.»

leprososOh, como admiro esta mão! Esta mão do meu amado, de ouro engastado de rubis (Cant 5,14). Esta mão cujo contacto solta a língua do mudo, ressuscita a filha de Jairo (Mc 7,33; 5,41) e purifica o leproso. Esta mão da qual o profeta Isaías nos diz: «Todas estas coisas fez a minha mão» (66,2).

Estender a mão é dar um presente. Ó Senhor, estende a tua mão – essa mão que o carrasco estenderá sobre a cruz –, toca o leproso e concede-lhe essa graça. Tudo aquilo em que a tua mão tocar será purificado e curado: «e tocando na orelha do servo», diz São Lucas, «curou-o» (22,51). Estende a mão para concederes ao leproso o dom da saúde. Ele diz: «Quero, fica purificado» e imediatamente a lepra se cura; «faz tudo o que Lhe apraz» (Sl 113B,3). Nele, nada separa o querer do realizar.

4269d-sacerdoteOra, esta cura instantânea opera-a Deus cada dia na alma do pecador pelo ministério do sacerdote. Este tem um triplo ofício: estender a mão, quer dizer, rezar pelo pecador e ter piedade dele; tocar-lhe, consolá-lo, prometer-lhe o perdão; querer esse perdão e dar-lho através da absolvição. Tal é o triplo ministério pastoral que o Senhor confiou a Pedro, quando lhe disse por três vezes: «Apascenta as minhas ovelhas» (Jo 21,15-17).

http://evangelhoquotidiano.org

 

 

 

 

Como eu gosto do modo que este ator encenou a pessoa de Jesus nos evangelhos! Acho lindo a amabilidade com as pessoas, a alegria, a amizade!

 

Bruce Marchiano (foto) é mais conhecido por interpretar Jesus em 1993 “A Bíblia Segundo: Mateus”.  O ator de 56 anos, é conhecido como interprete  de “Jesus sorrindo”

 

 

 

 

 

 

jESUS ORANDO O_Jerusalem_525

RECOLHIMENTO E SOLIDÃO

 

_silence_“Recolhimento é o mesmo que a solidão interior. É nela que descobrimos a finita solidão da alma, e a infinita solidão de Deus, vivo em nós. Enquanto esses vastos horizontes não se abrirem ao centro da nossa vida, é difícil ver as coisas em sua justa perspectiva. Os nossos juízos não estão em proporção com as coisas na sua realidade. Mas o homem espiritual, diz São Paulo, julga de tudo. É que ele se separa das coisas pelo desprendimento, a pobreza, a humildade, enfim, pelo seu aniquilamento. Em consequência, vê tudo em Deus somente. E ver assim é julgar como Deus julga.

O recolhimento, pois, nos leva à íntima solidão, que é mais do que o desejo ou o fato de estar só. Não é ao perceber quanto somos nós, que nos tornamos solitários, mas ao sentir um pouco da solitude de Deus. Ela separa-nos de tudo que nos cerca, e, contudo, é ela que em verdade nos faz mais irmãos de todas as coisas.

É impossível viver para o próximo sem entrar nessa solidão. Se tentamos viver para os outros sem primeiro viver para Deus, arriscamo-nos a mergulhar com eles no abismo.”

Homem algum é uma ilha, Thomas Merton (Agir, 1968), pág. 187

 

 

 

 

SOZINHO

 

SOLIDÃO E SILÊNCIO

O mundo não sabe da solidão e do silêncio. O silêncio desconstrói o mito dialogal humano. O ser humano não é apenas extroversão, comunicação e conexão. Ele é também silêncio, incomunicabilidade e mistério.

silencioSilêncio e solidão nada têm a ver com o quadro psicopatológico. Fuga, paliativo, placebo e panacéia estão desconectados com a realidade do nosso silêncio e recolhimento.

Isolamento por desacertos psicológicos não pode ser tomando como caminho espiritual do silêncio sagrado e fecundo, porque o contexto da solidão está bem acompanhada: da consciência do “eu”, dos santos, dos anjos e da Santíssima Trindade. O solitário e o individualista materialista estão sempre sozinhos e infelizes.

O silêncio e a solidão aqui tratados são na dimensão mística – contemplativa. Caminhamos com ascese e a hesychia (palavra grega para a oração do coração, significando quietude e silêncio).

O exercício do bendito silêncio leva o fim do estiolamento da mente e a limpeza da alma tisnada.

A alma deseja profundamente o mistério, o silêncio para ter mais intimidade com Deus. É por demais dialogante o silêncio da alma.

eac7b-santateresinhaA belíssima e a grande Santa Teresinha do Menino Jesus dizia:

 “Muitas vezes apenas um silêncio sem palavras expressa a minha oração. Deus a compreende”.

Pe. Inácio José do Vale

Professor de História da Igreja

Faculdade de Teologia de Volta Redonda
Católicos na Rede

 

JESUS ORA 10931470_857830310950790_8200333028412594584_nEle, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração.
São Lucas 5,16

 

 

 

 

Aos-pes-da-Cruz 1

Cruz madeira

 

S.  Josemaría EscriváQuando vires uma pobre Cruz de madeira, só, desprezível e sem valor… e sem Crucificado, não esqueças que essa Cruz é a tua Cruz: a de cada dia, a escondida, sem brilho e sem consolação…, que está esperando o Crucificado que lhe falta. E esse Crucificado tens que ser tu.

S. Josemaría Escrivá

ORAÇÃO PARA TODO DIA

Perdoa,
Senhor, o nosso dia,
a ausência de gestos corajosos,
a fraqueza dos actos consentidos,
a vida dos momentos mal amados.
Perdoa o espaço que Te não demos,
perdoa porque não nos libertámos,
perdoa as correntes que pusemos
em Ti, Senhor, porque não ousámos.
Contudo, faz-nos sentir,
perdoar é esquecer a antiga guerra.
E, partindo, recomeçar de novo,
como o sol, que sempre beija a terra

amanhecer 640x480-23db79a31d0059923ae1fc0342e9b857

Solidão

Muitos tem medo do silencio e da solidão, pois nele nos encontramos com nós mesmos. Quando buscamos estar sozinhos e em  silencio nos conscientizamos do bem que não fizemos, da esperança que afogamos em nossas murmurações e queixas.  Da omissão diante dos desafios. Da nossa dependência de Deus. Nossa consolação é saber que somos imperfeitos, fracos, limitados. Mas com a graça de Deus podemos buscar ser melhores a cada dia.

(Sol)

silencio 1

interrogação soru-işareti

Podes achar que não tens
P’ra onde ir, nem que fazer
Não sabes bem quem és aqui
Neste mundo, tão grande e frio

Mas há qualquer coisa em ti
Que te faz querer
Querer ser alguém
Querer ser alguém

vento folhas 275067k4a1ryw7d4

E a vida não vai parar
Vai como o vento
Tens tudo a dar
Não percas tempo
Podes saber
Que vais chegar
Onde Deus te levar

interroação images

Mas pode ser tão difícil
De acreditar, em Deus assim
Será que Deus se vai lembrar
De me ajudar
Será que sim
Mas há qualquer coisa em mim
Que me faz querer
Acreditar!!!

confia 1146465_584881504886411_16312702_n

PARTILHA

1375288_606805239386633_1142046842_n_002

O amigo Natalino saiu para passar o Natal com a familia,  se sentiu desprezado e caiu de novo no alcoolismo. Esta na rua feito um andarilho, bêbado, desiludido, desejando morrer nas ruas…
Ainda não o vi, mas a irmã me deu noticias…
Dói meu coração…
LAGRIMA imagesO que fazer quando perdem as forças e escolhem morrer?
Quando a situação da família assusta de tão desestruturada, e olhamos pra frente e não vemos nada…
Não sei se eu numa situação dessas, desejaria viver presa em uma casa de acolhida…
Somente me acostumei com a solidão, e falta de amor humano, porque Jesus me mergulhou no seu amor.
Antes disso, também busquei suicídio…
Como é difícil explicar aos aflitos este amor que preenche todos os vazios…As vezes acho que nunca conseguirei…

“Jesus amado, revela-te ao mundo!”

(Sol)

CONFIANÇA o-auxilio-do-senhor-pps

 

 

jesus missa 03.01.2014_46cccc4975546ed59dcd8004acad9150O Rei chegou tão perto de mim
E o seu reino pude então conhecer
Eu vi todos os campos do Rei
Onde o trigo brilha mais que o sol
Onde o grão que é colhido se transforma em pão servido
Aos convidados do Senhor

Tão perto de mim
Eu que nada sou
Fui levado à mesa, do banquete do Senhor
Tão perto de mim
Aquele que É
Entrando em minha vida, cativou meu coração
Tão perto… tão perto de mim

barra eucaristia images

 

 

maria mae tumblr_n2csjpy1Kx1ttlk5wo1_500

MÃEZINHA VAI, AONDE NÃO POSSO IR!

abraço maria tumblr_natoxoLbf71sau6u3o1_500
A TUA PRESENÇA É MEU AUXILIO
TEU DOCE ABRAÇO CURA A DOR
ABRAÇA BEM FORTE O PECADOR
QUE CONFIA EM TI OH MÃE,
E TRIUNFE O TEU AMOR!

AURORA DA MANHÃ!

 

 

amanhecer