Permanecer no amor!

Evangelho segundo S. João 15,9-11.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei. Permanecei no meu amor.
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor.
Disse-vos estas coisas, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa.

Palavra da salvação

O AMOR É O VÍNCULO DA PERFEIÇÃO!

Fazendo uma revisão geral ao Evangelho de João, verificamos que demoradamente Jesus dialoga com os seus discípulos abrindo-lhes horizontes para melhor entenderem o mistério do Deus presente na história da humanidade.

Sua vinda entre nós e a máxima prova de amor por nós. Deus Pai mostrou o seu amor a Jesus comunicando-lhe a plenitude de seu Espírito a quando do Batismo no rio Jordão. Deus-amor desceu sobre Jesus como uma pomba a seu ninho, convertendo Jesus no ninho do Deus-amor.

No trecho de hoje demonstra o seu amor aos discípulos da mesma maneira, comunicando-lhes o Espírito que está nele, esse rio de vida que fluirá do interior do cristão e que sacia a sede do coração humano. A fonte do amor é o amor entre o Pai e o Filho. É o amor apropriado ao Espírito Santo.

Permanecer no amor de Jesus é inserir-se nesta dinâmica de amor e vida entre o Pai e o Filho.

Partindo de uma adesão pessoal, o permanecer no amor de Jesus significa uma inserção na comunidade de discípulos. É irradiar envolvendo a outros, ampliando a comunidade de amor e prolongando-a no tempo. Jesus permanece no amor do Pai e isso significa que ele observa e cumpre o que o Pai mandou. Não se trata de uma obediência cega como a de um inferior a um superior, mas de uma união amorosa de vontades.

Portanto, a união, a permanência em Jesus – videira, no evangelho de ontem, é a garantia do nosso amor para com Ele. É preciso permanecer no seu amor, assim como Ele permanece no amor de seu Pai.

Jesus, como resposta permanente ao amor de seu Pai e que nos revelou, pede-nos que vivamos no âmbito do amor à Ele e na prática do amor ao próximo. Tal é a atmosfera gozosa em que se move o seguidor de Jesus. Assim como o meu Pai me ama, eu vos amo; permanecei no meu amor.

Este amor deve traduzir-se em alegria, numa visão positiva da vida, em gozo, em taxativo não à desesperança, ao pessimismo, ao medo e ao temor.

Não há realidade alguma que não possa ser mudada com amor e pelo amor. Lembro-te o que o amor é o vínculo da perfeição.

O amor que gera a vida proporciona a alegria. Como cristão (a) deves viver alegre, porque a alegria é o resultado de uma vida vivida com amor, de uma vida que gera amor e vida. Esta foi a alegria de Jesus e ele deseja que também seja nossa.

Ame e serás perfeito.

http://homilia.cancaonova.com

Comentário do dia
Santa Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade
«Jesus, The Word to Be Spoken», cap. 12

«Disse-vos estas coisas, para que […] a vossa alegria seja completa.»

A alegria é para nós uma necessidade e uma força, até fisicamente. Aquelas irmãs que cultivam o espírito de alegria não sentem tanto o cansaço e estão sempre prontas a fazer o bem. Plena de alegria, uma irmã prega sem pregar. Uma irmã alegre é como um raio de sol do amor de Deus, a esperança de uma alegria eterna, a chama de um amor que queima.

A alegria é uma das melhores garantias contra a tentação. O diabo carrega em si pó e lama, que lança sobre nós, para tal aproveitando todas as ocasiões. Um coração alegre sabe proteger-se disso.

http://evangelhoquotidiano.org

Permanecer no amor
Ser Morada do Santo Espírito
Permanecer no Amor
E não querer nada que não seja Teu, Senhor
Nem um medo, nem um fato,
Nem um segredo.
Nem um ato, nenhuma força me abala.
Se a eternidade em mim é o princípio e o fim
Só o amor
Tudo perdoa, tudo crê.
Tudo espera, tudo suporta.
Quem ama vive
E permanece no Amor
Tudo ensina, tudo vê.
Tudo restaura, tudo conforta.
Somente vive
Quem permanece no Amor

“Assim como o Pai me amou, eu amo vocês.”

O mundo nos oferece hoje, caminhos e facilidades com promessas de encontrar a felicidade, pode ser um carro novo, um computador ou um celular de ultima geração, aquela bebida vai te fazer sentir uma sensação inigualável, aquela roupa e aquele perfume que te deixarão irresistível. É isso que a propaganda enganosa, faz com a gente, de repente eu posso ser melhor que outro, serei invejado se possuir aquele objeto. Que alegria ou felicidade é essa? Daqui a pouco será exibido algo novo que poderá me proporcionar mais felicidade e prazer. E eu vou correr atrás.

Isso é viver e ser feliz?

É um ciclo vicioso, que oprime e exclui que não adquire o que é oferecido, aliena e aprisiona quem só pensa em consumir, que acredita que assim será feliz … Essa falsa alegria ou felicidade não gera vida, não gera amor, leva sim o ser humano a solidão, a insatisfação, a falta de amor e de vida.

        Não existe felicidade maior em saber que Deus nos ama, Jesus nos ama, apesar de dos nossos defeitos, de nossas desobediências aos seus mandamentos. É no amor verdadeiro, sem punição, no amor divino que encontramos a satisfação, e nos sentimos completos.

Esse amor divino, sem interesse deve ser partilhado com o próximo. O que Jesus nos pede é para que permaneçamos em seu amor, para que guardemos os seus mandamentos, na mesma medida em que Ele obedeceu os mandamentos do Pai e permanece em seu amor. Esse amor que recebemos de Deus, de Jesus, é o amor que devemos ter ao próximo, um amor puro e sem interesse.

reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com.b

A sombra vai se abrindo, quando a noite cai
E vão fugindo tantas luzes
De um dia, que jamais há de se acabar;
De um dia, que há de começar sempre;
Porque sabemos que uma nova vida,
Aqui nascida, ninguém mais cancelará.

Se tu vais agora, anoitecerá
Se tu vais embora, Senhor, o que será?
Se tu vais agora, anoitecerá;
Mas se permaneces, a noite não virá.

Como o mar se espraia, infinitamente,
O vento soprará e abrirá os caminhos escondidos.
Tantos corações hão de ver uma nova luz clara,
Como uma chama que, onde passa, queima.
O Teu amor todo mundo invadirá.

Se tu vais agora, anoitecerá…

A humanidade luta, sofre e espera.
È terra seca e no céu não há nuvens,
Mas a vida não lhe faltará;
E a esperança brilhará para sempre.
Contigo unidos, oh! Fonte de água viva,
Tua presença o deserto acabará.

Se tu vais agora, anoitecerá…

És digno de todo louvor e exaltação
para sempre, ó meu Deus, Te adorarei

Deus forte e vencedor
que vence a morte e faz reinar o Amor
Deus conosco, Emanuel

Adorado
Exaltado és, Senhor
Soberano
incomparável é o Teu amor

Senhor, és digno de todo louvor
Senhor, incomparável é o Teu Amor
Senhor, és digno de todo louvor
Senhor, incomparável é o Teu Amor

Como permanecer no amor de Jesus?

“Como meu pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor” (Jo 15,9). Que coisa maravilhosa, que coisa linda é Jesus nos convidando para permanecer no Seu amor! Mas como permanecer no amor d’Ele?

O versículo 10 já responde: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor”. Então, não adianta dizer que nós amamos Deus, enchermos a boca para dizer: “Senhor, como eu O amo, minha vida Lhe pertence”. A maneira concreta, prática de amarmos o Senhor é guardando os Seus mandamentos, aqueles que conhecemos, ainda criancinhas, na catequese, desde amar a Deus sobre todas as coisas, até não mentir, não roubar e guardar a castidade.

Os mandamentos são a nossa regra de vida, nossa maneira de nos relacionarmos com Deus diante de uma sociedade hipócrita, injusta. Não existe melhor maneira de sermos cristãos do que colocarmos em prática os mandamentos do Senhor, a começar pelo primeiro: “Colocar Deus em primeiro lugar”. Ele tem de ser o primeiro nas nossas atitudes, nos nossos pensamentos e gestos.

Aquele que ama o Senhor precisa também amar seu próximo de forma muito concreta.

Deus permita, no dia de hoje, que conheçamos a graça do Seu amor por nós, percebendo o tanto que Ele nos ama. Hoje, esforcemo-nos para amá-Lo sobre todas as coisas e, amando-O, saibamos concretizar o Seu amor em nossos irmãos.

Padre Roger Araújo – Comunidade Canção Nova

http://blog.cancaonova.com

💥
Vem, fogo que desce do céu
Vem, sol do amor, nos queimar
Arde em nós com o poder do teu amor

Vem, Espírito de verdade
Vem, dissipa as trevas desse lugar
Vem, ó sol que todos esperam

Visita-nos com teu amor, faz-nos livres
Visita-nos com teu amor, por tua graça
Visita-nos com teu amor,
Pois vazios estamos pra te receber

Meu coração é Teu, Senhor
Nada nos separará
Nem mesmo as quedas, minha lentidão,
podem nos separar.

Sou todo teu, amado meu. Quem ousará em nos separar?
Nem a morte, a perseguição,
a angústia, a desolação
Vão nos separar, pois sou todo Teu.

Sou todo Teu, amado meu. Quem ousará em nos separar?
Nem a morte, a perseguição,
a angústia, a desolação
Vão nos separar.

Nada nos separará

Nada pode nos separara do amor de Deus!!!

NADA NOS SEPARARÁ!!!

O amor tudo suporta…

Um relacionamento só perdura

se permanece no amor de Deus!

(Sol)

 

“Apaixonar-se é fácil,mas permanecer no Amor… Esse é o desafio.”

Agradeço sua visita. Deus seja louvado por sua vida!

