Só Jesus tem poder para curar nossa cegueira

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 8, 22-26

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!
– Que o Pai do SEnhpr Jesus Cristo vos dê do saber o espírito; para que conheçais a esperanças, reservada para vós como herança! (Ef 1,17s):

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:

Naquele tempo, Jesus e os seus discípulos chegaram a Betsaida. Trouxeram-Lhe então um cego, suplicando-Lhe que o tocasse.
Jesus tomou o cego pela mão e levou-o para fora da localidade. Depois deitou-lhe saliva nos olhos, impôs-lhe as mãos e perguntou-lhe: «Vês alguma coisa?».
Ele abriu os olhos e disse: «Vejo as pessoas, que parecem árvores a andar».
Em seguida, Jesus impôs-lhe novamente as mãos sobre os olhos e ele começou a ver bem: ficou restabelecido e via tudo claramente.
Então Jesus mandou-o para casa e disse-lhe: «Não entres sequer na povoação».

– Palavra da Salvação
– Glória a Vós, Senhor

cego-jerico-11374260_488770214630449_1367256542_n

Gratidão e oração

amigo apoio

O cego ao qual Jesus hoje devolve a vista foi, como diz o Evangelho, trazido até Ele por algumas pessoas.

Este primeiro ponto nos convida, antes de mais, a render graças a Deus pelo dom precioso que são todos aqueles que, de alguma maneira, ou nos instruíram nos rudimentos da fé, ou nos levaram de volta à Igreja e, por isso mesmo, a Cristo; todos estamos, pois, figurados naquele cego cuja cura se deve, em princípio, à fé, à confiança, à persistência e, sobretudo, à caridade dos que lhe queriam bem.

Logo em seguida, Jesus pegou aquele homem pela mão, levou-o “para fora do povoado” e afastou-se com ele da multidão.

Este segundo ponto nos remete, por sua vez, ao momento de intimidade, no sacrário do coração, que todos quantos foram conduzidos até Cristo têm de ter com Ele: pois é no trato pessoal com o Senhor que, deixando-nos iluminar por sua Palavra, nos tornamos capazes de ver com cada vez mais nitidez as nossas falhas e, assim, nos pomos em condição de pedir-Lhe que, por sua graça, nos cure de nossas enfermidades e nos abra às suas verdades.

O Evangelho  nos chama, portanto, a aprofundar o nosso relacionamento com Jesus por meio de uma vida de oração íntima, franca, de pessoa à Pessoa; não devemos contentar-nos com permanecer na multidão de nossas ocupações diárias, tratando a Cristo com superficialidade e distanciamento.

Não voltemos ao “povoado” do mundo e suas distrações, mas aprendamos, confiantes no auxílio da Virgem Maria, a estar a sós com Cristo na intimidade de nossas almas

https://padrepauloricardo.org

cura-de-cego

cego surdo mudo1202124558_f

”Não tenha medo de sofrer”

Marcos- 8,22-26.

“Chegando eles a Betsaida, trouxeram-lhe um cego e suplicaram-lhe que o tocasse…”

curadocegoA cura desse cego foi progressiva, como acontece, às vezes, nas curas de cegueira espiritual. É para que saibamos que nem toda cura divina é instantânea.

“Depois que você passa pelo sofrimento você é melhor, o sofrimento nos ajuda, nos personaliza, nos faz virar gente. Não tema mais o sofrimento!”.

“Esta história de que vai a Deus, ou pela dor ou pelo amor é mentira absurda. Um cristão jamais pode falar isso. A doença não leva para Deus, a doença leva para o inferno, porque a dor não vem de Deus. Se você não transformar a sua dor em amor, você não vai chegar até Deus. É preciso tirar amor da dor. Não fique na dor”.
Padre Léo

http://www.padreleoeterno.com

leo-vida1374123_451722541603323_343621644_n

cego surdo mudo1202124558_f

Comentário do dia:

São Teófilo de Antioquia (?-c. 186), bispo
Primeiro discurso a Autólico

«Felizes os puros de coração, porque verão a Deus» (Mt 5,8)

curadocego

O homem deve ter uma alma pura, qual espelho bem polido. Quando a ferrugem se instala no espelho, deixamos de poder ver nele o reflexo do nosso rosto. De igual forma, quando há pecado no coração do homem, deixa de lhe ser possível ver Deus. […]

Mas, se quiseres, podes curar-te. Confia-te ao médico; Ele abrirá os olhos da tua alma e do teu coração.

Quem é o médico? É Deus, que cura e vivifica pelo Verbo e pela Sabedoria. Foi pelo seu Verbo e pela Sabedoria que Deus criou o universo. «Pelo seu Verbo foram fundados os céus, e pelo seu Espírito os poderes dos céus» (Sl 32,6). A sua Sabedoria é omnipotente: «Pela Sabedoria, Deus fundou a terra e estabeleceu os céus com inteligência» (Pr 3,19). […}

Se isto souberes, ó homem, e se levares uma vida pura, santa e justa, poderás ver a Deus. Se a fé e o temor de Deus tomarem lugar no teu coração, compreendê-lo-ás.

Quando tiveres abandonado a condição mortal e revestido a incorruptibilidade, então serás digno de ver a Deus. Porque Deus terá ressuscitado a tua carne, tornada imortal como a tua alma. E então, tornado imortal, verás o Imortal, desde que agora deposites nele a tua fé.

http://evangelhoquotidiano.org

cego Eustache_Le_Sueur_003

cego surdo mudo1202124558_f

cego-19209_356554711111088_1479105305_n

Reflexão – Mc 8, 22-26

Jesus retira o homem do povoado, não o cura totalmente na primeira vez que lhe impõe as mãos, o deixa totalmente curado na segunda vez que lhe impõe as mãos e diz para ele não entrar no povoado. Esses elementos nos ajudam numa reflexão sobre o Evangelho de hoje. As pessoas vivem em sociedade e, geralmente, assumem integralmente os seus valores. Esses valores muitas vezes se tornam um obstáculo para a atuação da graça e para a verdadeira libertação dessas pessoas. Depois que a libertação acontece, essas pessoas não podem assumir novamente todos os valores da sociedade, pois voltarão a viver na escuridão do erro e do pecado.

Fonte: CNBB

cegos10479710_708724405888280_1541030773284973642_n

cego

Só Jesus tem poder para curar nossa cegueira

Só Jesus tem poder para curar nossa cegueira. Que Jesus hoje recupere a visão de muitos de nós para que vejamos o que não queremos ou não temos condição de ver.

Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!” (Marcos 10, 47).

O cego Bartimeu se aproxima de Jesus de Nazaré e grita de forma desesperada e, ao mesmo tempo, esperançosa ao afirmar que só Jesus podia fazer algo por ele. Mesmo sendo repreendido, afastado e as pessoas lhe pedindo que ele se calasse, ele grita em alta voz não para de dizer:Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!” (Mateus 10, 47).

cego-3124421_origA situação de um cego na época de Jesus era mesmo como a situação de um leproso: eram tidos como malditos e castigados, por isso viviam afastados da sociedade e eram realmente marginalizados. Não eram só eles que não enxergavam, sobretudo os cegos, mas também não eram enxergados pela sociedade, por isso esta não os incorporava entre os seus membros.

O grito daquele cego é o grito dos pobres, dos indigentes, de tantas pessoas famintas, marginalizadas, esquecidas e abandonadas que vivem hoje em nossa sociedade, nas nossas ruas, no mundo em que nós vivemos e não podem enxergar a esperança de dias melhores.

E, ao mesmo tempo, não são enxergadas pelos outros, são deixadas de lado nos grandes eventos, nas realizações e até nas celebrações de nossas comunidades.

Há aqueles que já estão há muito tempo sem poder enxergar uma vida melhor e condições melhores de vida. Há idosos abandonados em tantos asilos; há pessoas esquecidas, tidas como loucas e deixadas em muitos hospitais psiquiátricos por este Brasil e por este mundo afora. Há tantas pessoas jovens sem perspectiva de recuperação porque estão cegas diante das drogas, de uma vida sexual errada, desenfreada. Há tanta gente caminhando cega no meio de nós; e muitas vezes, nós também estamos cegos diante da vida porque não somos capazes de enxergar quem está sofrendo.

O grito do cego Bartimeu hoje é o grito daqueles que vivem na solidão do abandono ou mesmo a solidão de ter pessoas por perto, mas não se sentem vistas e acolhidas por ninguém. Bartimeu clama por Jesus para que Ele faça algo em favor dele, para que o ajude a enxergar um caminho, para que dê luz aos seus olhos, ao seu coração e à sua visão interior a fim de que possa enxergar e ter outra perspectiva de vida.

Enquanto os homens não o enxergam, Jesus o vê, o enxerga e lhe pergunta: “O que tu queres de mim?“. E conforme a vontade dele, Jesus lhe recupera a vista.

cegoQue Jesus hoje recupere a visão de muitos de nós, que nos ajude a ver aquilo que não queremos ver ou que não temos condição de ver ou de enxergar: a nossa própria miséria, a nossa própria humanidade. E que tenhamos olhos para ver as necessidades dos mais pobres e mais sofridos e, assim, apontarmos e abrirmos os olhos deles para que também vejam perspectivas de dias melhores, de esperança pela frente e a luz que vem do alto, a luz do coração de Deus.

Que o Senhor, que curou Bartimeu, cure tantos “Bartimeus” nos dias de hoje, incluindo a mim, a você e a todos nós que temos alguma cegueira que não nos permite enxergar o que precisamos, de fato, ver.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

???????????????????????????????????????????

barra flores ...images

“Não fixeis os olhos em ninguém mais que n’Ele.
Não busqueis a nada e a ninguém mais que a Ele.
Não ameis a nada e a ninguém mais que a Ele.
Não adoreis a nada e a ninguém mais, só a Ele”.
olhar-jesus-13310321_1811542595740964_4902975633601797481_n

Cegueira Espiritual

O Dono Da Estrada E O Porco

Porcos

Certa vez um homem andava correndo num carro novo que havia comprado. O carro era possante e rápido. Ele gostava de carros assim e se enchia de orgulho olhando a nuvem de poeira que subia por trás de seu carro enquanto corria nas estradas de barro do interior.

Um belo dia ele estava correndo numa estrada assim todo satisfeito com a nuvem de poeira e o vento batendo no seu rosto. De repente, ele avistou um carro se aproximando da outra direção. Ele percebeu que o carro estava correndo igual ao carro dele. Ao se aproximar mais ainda ele viu que este carro também era novo e da mesma marca que o carro dele.

Cheio de inveja ele pisou no acelerador e resolveu dar uma lição no outro motorista de como correr de carro em estrada de barro. Os dois carros estavam se aproximando uma curva perigosa na estrada. O motorista orgulhoso nem tirou o pé do acelerador, mas resolveu entrar na curva na velocidade máxima.

Assim que ele começou a entrar na curva ele percebeu que o outro carro, ao se aproximar dele estava deslizando no barro. Parecia que o motorista estava perdendo controle. E, o pior, ele viu que o motorista era uma mulher. Rapidamente ele girou o volante e evitou uma batida enquanto o outro carro passou, quase batendo. A mulher, do volante do outro carro gritou “Porco”! O motorista orgulhoso, enraivecido revidou “E você é uma vaca”!

Mas, logo na frente, ao completar a curva o motorista orgulhoso espatifou o grande porco que havia se deitado no meio da estrada e pelo qual aquela senhora havia desviado e tentado avisá-lo.

Início

enxergar

barra-amarela-1223662518

Rezar contemplando suas chagas

cristo-de-minarro-02

Hoje , Senhor, eu desejo descansar em tuas chagas.

Porque tenho visto as chagas na vida dos meus irmãos.

E tenho me sentido tão pequena, diante dos corações endurecidos!

Das muralhas de frieza, construidas com pedras pesadas,

e difíceis de remover!

As chagas do pecado, da falta de perdão, das vaidades exageradas.

Não as entendo…

Tem o poder de cegar as pessoas, para que não te encontrem

e as faz ficar olhando pra elas mesmas.

Esta cegueira cria um vazio na alma

porque não te encontram mais

E saem por ai preenchendo o coração de futilidades

E quanto mais preenchem, mais vazios ficam!

Dai-me força e coragem Senhor

Para tentar ajuda-las…

Fica comigo, mas dai-me forças

Porque o brilho do sol é pouco,

para quem mergulhou em tua graça!

E posso eu também ficar cega,

contemplando este amor, sem conseguir refleti-lo!

(Sol)

jesus-chora-30ma908

Jesus amado, modela minha vida

faz dela um bonito vaso de barro

para recolher suas lágrimas

diante da indiferença do mundo!

(Sol)

OLEIRO VASO 420493_180464455387368_179877682112712_225917_2062948133_n

barra musica ...images

chagas-10644838_611861772259242_2784083183907097922_n

 

barra-indice

quinta 5350

Agradeço sua visita. Deus seja louvado por sua vida!