“Que a alma, que me é cara entre todas, seja qual lírio no meio de espinhos” (Ct 2,2).

 

Comentário do dia
Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja
Confissões

«O Filho do Homem é senhor do sábado.»

Senhor Deus, Tu que nos cumulaste de tudo, dá-nos a paz (Is 26,12), a paz do repouso, a paz do sábado, do sábado que não tem ocaso. Porque esta bela ordem das coisas que criaste, e que são «muito boas» (Gn 1,31), passará quando tiver chegado ao termo do seu destino. Sim, elas tiveram a sua manhã e terão a sua tarde. Mas o sétimo dia não tem tarde, não tem ocaso, porque Tu o santificaste a fim de que ele dure para sempre. No termo das tuas obras «muito boas», que contudo fizeste em repouso, Tu repousaste ao sétimo dia, a fim de nos fazeres compreender que, no termo das nossas obras, que são muito boas porque foste Tu que no-las deste (Is 26,12), também nós repousaremos em Ti, no sábado da vida eterna. Então repousarás em nós como agora ages em nós; desse modo, o repouso que experimentaremos será o teu, tal como as obras que fazemos são as tuas.

Tu, Senhor, trabalhas constantemente e estás constantemente em repouso. […] Quanto a nós, chega um momento em que somos levados a fazer o bem, depois de o nosso coração o ter concebido pelo teu Espírito, enquanto anteriormente éramos levados a fazer o mal, quando Te abandonávamos. Tu, único Deus bom, nunca deixaste de fazer o bem. Algumas das nossas obras são boas – pela tua graça, é certo –, mas não são eternas; depois de as fazermos, esperamos repousar na tua inefável santificação. Mas Tu, bem que não precisa de nenhum outro bem, Tu estás constantemente em repouso, porque Tu próprio és o teu repouso.

Quem, de entre os homens, poderá dar a conhecer tudo isto ao homem? Que anjo o dará a conhecer aos anjos? Que anjo ao homem? É a Ti que devemos pedir esse conhecimento, em Ti que devemos procurá-lo, à tua porta que devemos bater. E dessa maneira sim, dessa maneira recebê-lo-emos, dessa maneira encontrá-lo-emos, dessa maneira abrir-se-á a tua porta (Mt 7,8).

 

 

O SÁBADO DA VIDA ETERNA Mt 12,1-8

trigoNa Lei dada por Moisés, que não era mais que uma sombra, Deus ordenou a todos que repousassem e não fizessem nenhum trabalho no dia de sábado. Mas isso não era senão uma imagem e uma sombra do verdadeiro sábado, o qual é concedido à alma pelo Senhor. Com efeito, a alma que foi julgada digna do verdadeiro sábado cessa de se abandonar às suas preocupações vergonhosas e humilhantes e repousa; celebra o verdadeiro sábado e goza do verdadeiro repouso, estando liberta de todas as obras das trevas. Ela prova o repouso eterno e a alegria do Senhor.

Antes, estava prescrito que mesmo os animais desprovidos de razão deviam repousar no dia de sábado: o boi não devia ser submetido à canga, nem o burro carregar o fardo, porque os próprios animais repousavam dos trabalhos penosos. Ao vir para o meio de nós, o Senhor trouxe o repouso à alma que estava carregada e oprimida pelo fardo do pecado, e que morria sob o constrangimento das obras de injustiça, subjugada como estava, por mestres cruéis. Ele aliviou-a do peso intolerável das idéias vãs e ignóbeis, libertou-a do jugo doloroso das obras de injustiça, deu-lhe o repouso. É este repouso pelo qual todos nós lutamos e esperamos um dia alcançar em Cristo Jesus.

Senhor Deus, Tu que nos cumulaste de tudo, dá-nos a paz (Is 26, 12), a paz do repouso, a paz do sábado, do sábado que não tem ocaso. Porque esta tão bela ordem das coisas que criaste, e que são “muito boas” (Gn 1, 31), passará quando tiver chegado ao termo do seu destino. Sim, elas tiveram a sua manhã e terão a sua tarde. Mas o sétimo dia não tem tarde, não tem ocaso, porque Tu o santificaste a fim de que ele dure para sempre. No termo das Tuas obras “muito boas”, que, contudo, fizeste em repouso, Tu repousaste ao sétimo dia, a fim de nos fazeres compreender que, no termo das nossas obras, que são muito boas porque foste Tu que no-las deste (Is 26, 12), também nós repousaremos em Ti, no sábado da vida eterna. Então repousarás em nós como agora ages em nós; assim, o repouso que experimentaremos será o Teu, tal como as obras que fazemos são as Tuas.

Tu, Senhor, trabalhas constantemente e estás constantemente em repouso. Quanto a nós, chega um momento em que somos levados a fazer o bem, depois do nosso coração o ter concebido pelo Teu Espírito, enquanto anteriormente éramos levados a fazer o mal, quando Te abandonávamos. Tu, único Deus bom, nunca deixaste de fazer o bem. Algumas das nossas obras são boas – pela Tua graça, é certo –, mas não são eternas; depois de as fazermos, esperamos repousar na Tua inefável santificação. Mas Tu, Bem que não precisa de nenhum outro bem, Tu estás constantemente em repouso, porque Tu próprio és o Teu repouso.

Quem, dentre os homens, poderá dar a conhecer tudo isto ao homem? Que anjo o dará a conhecer aos anjos? Que anjo ao homem? É a Ti que devemos pedir esse conhecimento, em Ti que devemos procurá-lo, à Tua porta que devemos bater. E dessa maneira sim, dessa maneira receberemos, dessa maneira encontraremos, dessa maneira abrir-se-á a Tua porta, para nos conceder a verdadeira Paz, que só o vosso coração sabe dar aos que lhe pedem com fé, esperança e confiança. Portanto, Senhor conceda-nos o verdadeiro Sábado, no qual teremos a verdadeira paz e convosco haveremos de descansar eternamente!

http://homilia.cancaonova.com

trigo índice

BarraFlores

 

 

Is. 38,10.11.12abcd.16.

Eu disse: «Em meio da vida vou descer às portas da morte, privado do resto dos meus anos.
Não verei mais o Senhor na terra dos vivos,
não verei mais ninguém entre os habitantes do mundo».
Para longe de mim foi arrancada a minha morada,

como tenda de pastores.
Como tecelão eu tecia a minha vida,
mas cortaram-me a trama.
Por Vós, Senhor, viverá o meu espírito

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Jesus eu te adoro

com todos os anjos eu

quero te contemplar

Jesus meu Deus

meu Senhor

coração caindo

EUCARISTIA brilha acende (1)

Cantando Gloria, Gloria!

Gloooria!!!

A Jesus!!!

Cansado demais para descansar pensar

 

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Como fogo que me atrai
Aquecendo-me, forjando em mim o amor
Eu sei, tu és bem mais
Que toda minha fraqueza
E o meu desamor

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Purifica mais e mais
Esse fogo tem poder criador
Rebrilha e arde mais
Nas tuas puras chamas a vida se refaz

ó inflama-me, consome enfim
A minha oferenda é todo o meu ser
Transforma tudo em ti e perde-me em ti
Escondido em ti, quero eu viver

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1Eucaristìa acende

“A Eucaristia é também a vida da alma e da sociedade humana, como o sol é a vida dos corpos e da face da terra. Sem o sol, a terra é estéril; ele alegra-a, adorna-a e enriquece-a; ele dá aos corpos a eficácia, a força e a beleza.”

“Uma boa hora de adoração diante do Santíssimo Sacramento produz maior bem do que todas as igrejas de mármore que possamos visitar ou todos os túmulos que possamos venerar.”

São Pedro Julião Eymard

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Minh´alma tem sede de Ti
Te busco ansiosamente
O meu coração inquieto está
Por querer te encontrar

Busco tua voz,o teu amor
Mas bem sei,que antes
Buscava a mim
Como então resistir
Se Tu,Senhor és meu tudo
És meu fim?

Vem,Senhor,Me seduzir!

EUCARISTIA7

“Que toda alma glorifique a Minha bondade. Desejo a confiança das Minhas Criaturas; exorta as almas a uma grande confiança na Minha inconcebível Misericórdia. Que a alma fraca, pecadora, não tenha medo de se aproximar de Mim, pois, mesmo que os seus pecados fossem mais numerosos que os grãos de areia da terra, ainda assim seriam submersos no abismo da Minha Misericórdia!”

(Diário de Santa Faustina. 1059) 

51ROSAS

 

 

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Augusto sacrifício

Eis agora a instituição do augusto sacrifício. Momento solene! Soou a hora do Amor. É a páscoa mosaica que se consome; é o Cordeiro real que substitui o figurativo; é o Pão da Vida, o Pão do Céu, que toma o lugar do maná do deserto. Tudo está preparado. Os Apóstolos, a quem o Mestre acaba de lavar os pés, estão puros. Jesus senta-se modestamente à mesa, pois era mister participar da nova Páscoa sentado, repousando em Deus.

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Faz-se, em torno, grande silêncio. Os Apóstolos, atentos, observam tudo. Jesus recolhe-se em si mesmo, toma o Pão nas suas Mãos Santas e veneráveis, eleva os Olhos ao Céu e, dando graças a seu Pai por ter chegado a hora ansiosamente esperada, estende a Mão e benze o Pão…

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E, enquanto os Apóstolos, penetrados de profundo respeito, não ousam perguntar a significação desses símbolos tão misteriosos, Jesus pronuncia estas palavras arrebatadoras, tão poderosas como a palavra criadora: “Tomai e comei, isto é o meu Corpo. Tomai e bebei, isto é o meu Sangue”.

este e o meu corpo

É o mistério do Amor que se consuma. É Jesus que cumpre com sua palavra. E nada mais lhe restando a dar que sua Vida mortal na Cruz, Ele a dará, para depois ressuscitar e tornar-se nossa Hóstia perpétua de propiciação, Hóstia de Comunhão, Hóstia de adoração.

 

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O Céu extasia-se à vista desse mistério. A Santíssima Trindade contempla-o com amor. Os Anjos o adoram, tomados de admiração. Os demônios têm frêmitos de raiva nos infernos. Sim, Jesus, tudo está consumado! Nada mais tendes a dar ao homem para lhe provar vosso Amor. Agora podeis morrer, e, na própria Morte, não nos deixareis. Vosso Amor eternizou-se na terra. Voltai ao Céu de vossa Glória; a Eucaristia será o Céu de vosso Amor. 

São Pedro Julião Eymard

A Divina Eucaristia: Extratos dos Escritos e Sermões de São Pedro Julião Eymard.

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Diante de ti Senhor, eu quero estar
E a ti Jesus , Louvar e adorar
Adentar a sala do trono
Sentar contigo a mesa
Do banquete participar
Jesus, hóstia santa encerrada no altar

Tu és pra mim, Senhor
A fortaleza,toda riqueza em meu
coração
Somente em ti,Senhor
Restauro minhas forças, alimento o
espírito
Encontro abrigo.
E ao receber-te, Senhor
Não se faça em mim motivo algum de condenação
Mas se faça sim, presença tua em mim

SANTA CEIA

“Quem não comunga não tem mais que uma ciência especulativa; não conhece nada a não ser palavras, teorias, das quais desconhece o sentido… A alma que comunga não tem primeiro uma idéia de Deus, mas agora o vê, reconhece-o na sagrada mesa”

“Quão feliz, mil vezes feliz, a alma fiel que encontrou este tesouro escondido, que vai beber neste manancial vivo, que come com freqüência este Pão de vida eterna!”

São Pedro Julião Eymard 

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“ Ah! Se entres tantas mil criaturas em que Deus pôs um coração capaz de amar, quantos gostariam do Santíssimo Sacramento se lhes fosse dado conhece-lo, como eu o conheço! Não me cabe, portanto, ama-lo por elas e em seu lugar? E entre católicos, poucos, mui poucos pensam a Jesus no Santissimo Sacramento – quantos pensam nele, falam dele, adoram-no, recebem-no? E por que este esquecimento, esta frieza? Ah! Nunca provaram a Eucaristia, nem a suavidade, nem as delicias de seu Amor! Nunca conheceram a Bondade de Jesus e não suspeitam a extensão de seu Amor no Santissimo Sacramento.”

“ Ao instituir seu Sacramento, Jesus perpetuou os sacrificios de sua Paixão e condenou-se a sofrer. Um abandono tão doloroso quanto o que sofreu no Jardim das Oliveiras; a traição dos amigos e dos seus discipulos que se tornariam cismáticos, hereges, renegados ao ponto de vender as Santas Hóstias, ao mágicos… Ele perpetuava ainda as negações que tanto afligiram em presença de Anás; os furoses sacrilégios de Caifás; os desprezos de Herodes; a vileza de Pilatos; o vexame de ser preferido por uma paixão, um idolo de carne, como se viu preferido por Barrabás; a crucifixão sacramental no corpo e na alma do comungante sacrilego.”

“Eis-me aqui, Senhor, no Jardim das Oliveiras. Humilhai-me, despojai-me. Dai-me a cruz, contanto que me deis também o vosso amor e a vossa graça.”

“Amor sem renúncia é amor próprio camuflado”

(São Pedro Julião Eymard)

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A Virgindade do Coração

 S. Pedro Julião Eymard

Sicut lilium inter spinas,
 
sic amica mea inter filias.
“Que a alma, que me é cara entre todas,
seja qual lírio no meio de espinhos” (Ct 2,2).

O reinado do amor está na virgindade do coração. É nos figurado pelo lírio que domina regiamente as outras flores do vale.

O amor é um. Dividido, repartido será infiel. A verdadeira união realiza-se pela troca dos corações. É pelo coração que as criaturas humanas se unem uma à outra enquanto a pureza dessa união é simbolizada pela veste branca da esposa.

Jesus Cristo também pede-nos a posse radical do nosso coração, sobre o qual quer reinar de modo absoluto, não tolerando que o repartamos com criatura alguma. Ele é o Deus de toda pureza. Ama as virgens acima de tudo; às virgens concede Seus favores e lhes dedica o Cântico do Cordeiro. Elas lhe formam a corte privilegiada e O acompanham por toda a parte.

Jesus só Se une ao coração puro. É próprio de Sua união gerar, conservar e aperfeiçoar a pureza.

Não produz o amor, pela sua natureza, identidade de vida e simpatia de afeições entre dois amantes?

O amor evita desagradar, esforçando-se por agradar. Ora, se o que desagrada a Jesus Cristo é o pecado, o amor lhe terá horror, evitá-lo-á por todos os meios e o combaterá energicamente, preferindo antes morrer alegremente a cometê-lo. É a mesma história que se repete com os Santos, os Mártires e as Virgens. É sentimento próprio a todo cristão, pois todos nós devemos estar dispostos a morrer antes de ofender a Deus.

lirio oqnjuq_0.jpgNada é delicado como a alvura do lírio. O menor grão de poeira, o mais ligeiro sopro diminui-lhes o lustre. Podemos dizer o mesmo da pureza do amor, cioso por natureza.

O título que mais apraz a Deus é também aquele que mais gostamos de repetir: “Deus cordis mei”. Deus do meu coração. Ah! o coração é nosso soberano, dirige-nos a vida; é a chave de posição. Eis por que todas as tentações do mundo visam conquistá-lo, porquanto uma vez ganho, tudo o mais cai. É a razão pelo qual a Sabedoria divina nos diz: “Meu filho, guarda teu coração com todo o cuidado, já que dele depende toda a tua vida”. – Fili, omnis custódia custodi cor tuum, ab ipso enim vita procedit.

Jesus só reinará na alma como Senhor absoluto, pela pureza do amor.

Há, porém, duas espécies de amor em Jesus Cristo.

A primeira, é a pureza virginal, que brota, qual fruto natural, do amor de Jesus. A alma, seduzida por esse amor, prevenida por esse atrativo, quer consagrar seu coração ao Esposo e dedicar-Lhe tudo. “Ut sit sancta corpore et spiritu.” É um lírio, e Jesus, que se compraz no meio dos lírios, reina no seu espírito, calmo e puro, onde luz só a verdade. Reina no seu coração, como soberano Senhor. Reina no seu corpo, cujos membros Lhe estão consagrados e ofertados como hóstia viva, santa e de agradável odor. “Ut exhibeatis corpora vestra hostiam viventem, sanctam, Deo placentem.”

E a alma encontra nessa pureza toda a sua força. Ante a virgem, treme o demônio. Não foi o mundo vencido por uma Virgem? Serão muitos os corações virgens que nunca amaram senão a Nosso Senhor? Deviam ser, se refletíssemos no que é Jesus Cristo. Que homem ou rei Lhe pode ser comparado? Quem será maior, mais santo, mais amoroso? Ah! a realeza desse mundo não vale a realeza virginal de Jesus Cristo!

Havia muitos corações virgens nos séculos de perseguições, no século de Fé. Avaliava-se bem então a honra que estava em dar seu coração unicamente ao Rei dos Céus, em Lhe pertencer tão-somente. Hoje em dia, ainda há muitos, apesar dos laços que lhes tecem o mundo e o sangue. São anjos no meio do mundo, mártires de sua felicidade, pois terríveis e pérfidos são os combates que lhes dão o século e a família, lançando mão de todos os meios para arrancar-lhes essa coro régia, recebida das mãos de Jesus, o Esposo Divino.

Nosso Senhor recompensa a fidelidade dessas almas, unindo-Se-lhes numa intimidade crescente. Pureza, por essência, purifica-as sem cessar, tornando-as um ouro puríssimo, dando-lhes mais tarde no Céu uma recompesa sem par. “Vi o Cordeiro, disse São João, o Apóstolo virgem, na montanha de Sião e com Ele os cento e quarenta e quatro mil virgens que lhe traziam o nome, bem, como o do Pai, escrito na fronte. E eles cantavam em presença do Cordeiro, um cântico novo, cântico este que ninguém mais podia cantar. São virgens, e porque estão sem mácula ante o trono de Deus, seguem ao Cordeiro por toda parte onde for”.

A quem não couber essa coroa de pureza virginal, resta ainda a da pureza de penitência nobre, bela e forte (segunda). É a pureza recuperada conservada pelos mais violentos combates e pelos sacrifícios que mais custam à natureza, penitência que torna a alma forte, senhora de si. É fruto do amor de Jesus.

O primeiro efeito do Amor divino, ao se apoderar de um coração arrependido, é reabilitá-lo, purificá-lo, enobrecê-lo e restituir-lhe a dignidade para depois sustentá-lo nos combates inevitáveis contra seus antigos donos, isto é, seus hábitos viciados.

O amor penitente é um magnífico exemplo. É uma virtude pública pelos combates que sustenta, pelas ligações que rompe. Suas vitórias são sublimes. E todo o seu triunfo consiste em tornar o homem modesto.

Saibamos adquirir, embora à custa dos maiores sacrifícios, esse ouro da pureza provado pelo fogo, a fim de nos enriquecer e de nos revestir da túnica branca, sem a qual não poderemos penetrar no Céu. É a advertência que dá São João ao Bispo de Laodicéia: “Suadeo tibi emere a me aurum ignitum probatum, ut loclupes fias et vestimentis albis induaris”.

Quem galgará a montanha do Senhor?

Aquele que for inocente nas suas obras e cujo coração for puro.

Em purificar-nos está, portanto, a grande tarefa da vida presente. Nada de maculado entrará no Reino de Santidade Divina. Para ver a Deus, contemplar o esplendor de Sua glória, é preciso que os olhos do coração estejam inteiramente puros. Um único átomo de poeira na nossa túnica basta para barrar-nos a entrada celeste, enquanto não nos purificarmos no Sangue do Cordeiro.

A palavra dita pelo Senhor não há de passar:

“Em verdade vos digo, todo homem terá de prestar contas no dia do juízo de qualquer palavra ociosa que tiver pronunciado”.

É preciso purificar-nos sem cessar. Mais vale fugir para o deserto, condenar-se à uma vida de sacrifícios, deixar de lado muitas obras por belas e boas, a perder o tesouro da pureza. Todas as almas a salvar não valem a salvação da nossa própria alma. O que Deus quer de mim, acima de tudo – e sem o que nada mais tem valor – , sou eu!

Ah! se não nos for dado ter as virtudes heróicas e sublimes dos Santos, sejamos pelo menos puros; e se perdemos, desgraçadamente, nossa inocência batismal, revistamo-nos agora da inocência laboriosa da penitência!

Sem pureza, não haverá vida de amor. 

(A Divina Eucaristia – volume II – São Pedro Julião Edymard)

 

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São Pedro Julião Eymard

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Sabe porque eu gosto tanto deste santo? Por um dia eu senti o desejo de fechar os olhos, e sentir a presença de Jesus na Eucaristia, no momento da comunhão. E lá fiquei quietinha, em silencio, de olhos fechados…E uma paz me envolveu, de um modo que pensei que se o mundo acabasse naquele momento, eu já estaria no céu. E depois disso busquei sempre o aconchego, o descanso, o abandono deste momento sagrado, onde como diz São João da Cruz, o amor se encontra com o amado!

Porem eu ficava envergonhada, pensando no julgamento das pessoas, ao ver-me ali desligada do mundo por tanto tempo. Enquanto as pessoas ao meu lado, comungavam e logo já começavam uma conversa, uma brincadeira, uma distração qualquer. Pensei que me achariam louca ou fanática.

Até que um dia encontrei os escritos deste santo, São Pedro Julião Eymard!

E me identifiquei tanto com seus pensamentos! Ele confirmava a graça que Deus havia me dado, de sentir prazer em permanecer em silencio, adorando Jesus Eucarístico, quando o recebo na santa missa. Suas palavras me embriagavam do mais puro amor a Jesus.

Hoje penso que se eu parecer louca por desejar sempre viver este abandono, que importa?

garfield louco

Outros loucos se tornaram SANTOS!

(Sol) 18/07/2015

eucaristia jesus loucura

 

Barra eucaristia CatolicaCTV_6a

 

 

abençoe bênção1

 

São Pedro Julião Eymard, Slide3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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