Espírito Santo repousa sobre nós

vento do espirito 293517_138576146241853_106095162823285_132337_775254698_n

 

Comentário do dia:

Catecismo da Igreja Católica
§§ 1213-1216

«Nascer da água e do Espírito»

O santo Baptismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Baptismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão: o Baptismo pode definir-se como o sacramento da regeneração pela água e pela Palavra

Como se chama este sacramento?

Chama-se Baptismo, por causa do rito central com que se realiza: baptizar («baptizein», em grego, significa «mergulhar», «imergir»); A «imersão» na água simboliza a sepultura do catecúmeno na morte de Cristo, de onde sai pela ressurreição com Ele (Rom 6,4) como «nova criatura» (2Cor 5,17; Gal 6,15). Este sacramento é também chamado «o banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo» (Tit 3,5), pois significa e realiza aquele nascimento a partir da água e do Espírito, sem o qual «ninguém pode entrar no Reino de Deus» (Jo 3,5).

«Este banho é chamado iluminação, porque aqueles que recebem este ensinamento [catequético] têm o espírito iluminado» (S. Justino). Depois de receber no Baptismo o Verbo, «a luz verdadeira que ilumina todo o homem» (Jo 1,9), o baptizado, «após ter sido iluminado» (Heb 10,32), converte-se em «filho da luz» (1Tes 5,5) e é ele próprio luz (Ef 5,8). «O Baptismo é o mais belo e magnífico dos dons de Deus. […] Chamamos-lhe dom, graça, unção, iluminação, veste de incorruptibilidade, banho de regeneração, selo, e tudo o que existe de mais precioso. Dom, porque é conferido àqueles que nada trazem; graça, porque é dado até aos culpados; baptismo, porque o pecado é sepultado na água; unção, porque é sagrado e régio (tais são os que são ungidos); iluminação, porque é luz resplandecente; veste, porque cobre a nossa vergonha; banho, porque lava; selo, porque nos guarda e é o sinal do senhorio de Deus» (São Gregório de Nazianzo).

http://evangelhoquotidiano.org

 

nascer images

 

 

 

nascer mathison-nascer

 

Em verdade, em verdade eu te digo
Quem não nascer de novo
Não poderá ver o reino de Deus (2x)
Vem, vem, vem, vem, vem
Vem Espirito Santo
Vem, vem, vem, vem
Vem Espirito Santo

Em verdade, em verdade

vem espiritocolomba6

vem_espirito_santo

Se alguém não nascer do alto, não poderá ver o Reino de Deus!

Hoje, um «magistrado judeu» (Jo 3,1) vai ao encontro de Jesus. O Evangelho diz que o faz de noite: o que diriam os seus colegas se soubessem deste fato? Nesta instrução de Jesus encontramos uma catequese batismal, que seguramente circulava na comunidade do Evangelista.

Há alguns dias atrás celebramos a Vigília Pascal. Uma parte integrante desta vigília era a celebração do Batismo, que é a Páscoa, a passagem da morte para a vida. A bênção solene da água e a renovação das promessas foram momentos chave naquela noite santa.

No ritual do batismo faz-se uma imersão na água (símbolo da morte) e uma saída da mesma água (imagem da nova vida). É se submergido juntamente com o pecado e emerge-se depois renovado. Isto é o que Jesus denomina como «nascer do alto» ou «nascer de novo» (cf. Jo 3,3). Isto é “nascer da água”, “nascer do Espírito” ou “do sopro do vento…”.

Água e Espírito são os símbolos usados por Jesus. Ambos exprimem a ação do Espírito Santo que purifica e dá vida, limpa e anima, sacia a sede e faz respirar, suaviza e fala. Água e Espírito realizam uma única operação.

Por outro lado, Jesus fala também da oposição entre carne e Espírito: «O que nasceu da carne é carne; o que nasceu do Espírito é espírito» (Jo 3,6). O homem carnal nasce humanamente quando se dá a sua concepção na Terra. Mas o homem espiritual morre para o que é puramente carnal e nasce espiritualmente através do Batismo, que é nascer de novo e do alto. Há uma bela frase de São Paulo que poderia ser o nosso tema de reflexão e ação, sobretudo neste tempo pascal: «Ou ignorais que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte? Pelo Batismo fomos, pois, sepultados com Ele na morte, para que, tal como Cristo foi ressuscitado de entre os mortos pela glória do Pai, também nós caminhemos numa vida nova» (Rm 6,3-4).

Fray Josep Mª MASSANA i Mola OFM (Barcelona, Espanha)

batismo-no-espirito

 

sao-paulo-e-o-espirito-santo

BUSCAR A PLENITUDE DO ESPÍRITO

"A oração é um dom de Deus, mas exige "esforço e continuidade". (Papa Bento XVI) Afirmou Bento XVI, hoje a Igreja “sente, sobretudo o vento do Espírito Santo que nos ajuda, nos mostra o caminho reto; e assim, com novo entusiasmo, estamos a caminho e damos graças ao Senhor (Saudação à Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, 27/10/2012).

O Espírito Santo é Senhor (2 Cor 3,17-18) e, portanto, Ele tem todo o direito de nos dar ordens para executarmos alguma coisa (At 8,29), ou para não fazermos algo (At 16,6). São Paulo Apóstolo e os demais apóstolos foram impedidos pelo Espírito Santo, “de anunciar a palavra na Ásia” (At 16,6). Essa ordem, aparentemente inusitada, levou São Paulo a refletir sobre o Espírito Santo e a registrar suas reflexões na Carta aos Gálatas:

— “Apenas isto quero saber de vós: recebestes o Espírito pelas práticas da Lei ou pela aceitação da fé” (G1 3,2)? “Aquele que vos dá o Espírito e realiza milagres entre vós, acaso o faz pela prática da Lei, ou pela aceitação da fé” (G1 3,5)?

– “A prova de que sois filhos, é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito de Seu Filho, que clama: Abba! Pai” (G1 4,6)!.

— “Quanto a nós, é pelo Espírito que aguardamos a justiça que só a fé pode revelar” (G1 5,5).

— “Deixai-nos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis aos desejos da carne” (G1 5,17).

— “O fruto do Espírito é amor, caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura e temperança” (G1 5,22-23).

Entretanto, apesar dessas afirmações de São Paulo, há cristãos que continuam entristecendo (Ef 4,30) e oferecendo resistência ao Espírito Santo (At 7,51), fazendo-O se extinguir em suas vidas (1 Ts 5,19). Esses cristãos ainda não entenderam que o Espírito Santo sabe de antemão todas as coisas, e que é através d’Ele que Deus no-las revela (1 Cor 2,10) e ensina (Jo 14,26; 16,13). Graças ao bom Deus, os cristãos que vivem no Espírito e seguem com dedicação as Suas orientações e ordens (G1 5,25) são em quantidade bem maior. Esses cristãos estão constantemente pedindo:

“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor”! “Quem se deixa conduzir pelo Espírito Santo é realista, sabe medir e avaliar a realidade, e também é fecundo: a sua vida gera vida em seu redor”, ensina o Papa Francisco. (L’osservatore Romano, 23/06/2013, p. 8).

 

SER GUIADO PELO ESPÍRITO SANTO

 ESPIRITO SANTO

Escreve o Papa Francisco: “Muitas vezes seguimo-Lo e acolhemo-Lo, mas até um certo ponto; sentimos dificuldade em abandonar-nos a Ele com plena confiança, deixando que o Espírito Santo seja a alma, o guia da nossa vida, em todas as decisões; temos medo que Deus nos faça seguir novas estradas, faça sair do nosso horizonte frequentemente limitado, fechado, egoísta, para nos abrir aos seus horizontes”.

papa francisco ...images A novidade que Deus traz à nossa vida é verdadeiramente o que nos realiza, o que nos dá a verdadeira alegria, a verdadeira serenidade, porque Deus nos ama e quer apenas o nosso bem.   Se nos deixamos guiar pelo Espírito, a riqueza, a variedade, a diversidade nunca dão origem ao conflito, porque Ele nos impele a viver a variedade na comunhão da Igreja. O Espírito Santo faz-nos entrar no mistério do Deus vivo e nos salva do perigo de uma Igreja gnóstica e de uma Igreja narcisista, fechada no seu recinto; impele-nos a abrir as portas e sair para comunicar a alegria da Fé, do encontro com Cristo. “O Espírito Santo é a alma da missão” (Missa de Pentecostes, 19/05/2013).

 

CONCLUSÃO

 espirito-santo-de-deus

apostolo_paulo_escrevendoBelíssimo conselho do Apóstolo São Paulo: “Buscai a plenitude do Espírito Santo” (Ef 5,18). Essa deve ser a nossa meta, o foco central da nossa vida espiritual. Num mundo tomado pelo engano de um espiritualismo comercial da Nova Era, do sincretismo religioso e do misticismo neopagão, só com absoluta certeza que a verdadeira espiritualidade tem como fundamento a Pessoa do Divino Espírito Santo. Este é a fonte da plenitude do poder, do amor e dos dons espirituais, da santificação, comunhão e da evangelização.

Buscar a plenitude é buscar para viver de forma abissal a espiritualidade carismática renovadora, avivada e sempre reavivada. Não há outra fonte para vida espiritual autêntica, salutar e fecunda sem o Espírito Santo. O mercado religioso tem oferecido uma tremenda falsidade da espiritualidade. A compra é imensa como: cursos, livros, revistas, CDs, DVDs, viagens para cidades místicas, serviços mediúnicos, terapia alternativas, meditações para viagem astral, regresso a vidas passadas, idolatria de anjos, objetos ditos sagrados para proteção, cabala para prosperidade e sessão de descarrego neopentecostal.

 Em tudo isso, mora o terrível perigo do engodo, do estelionato, da perda da fé, da perda dos bens materiais, do sentido da vida e do encontro com a ilusão e com a loucura. Daí a nossa grande responsabilidade de buscar com intensidade o poder do Espírito Santo para anunciar com ardor a verdadeira espiritualidade. Esta sim é o caminho para uma profunda vida espiritual e fortaleza na jornada à casa do Pai Celestial.

 Sem perda de tempo, busquemos a “plenitude do Espírito Santo”!

Pe. Inácio José do Vale

Professor de História da Igreja – Instituto de Teologia Bento XVI –  Sociólogo em Ciência da Religião

http://www.catolicos.gonet.biz

 

Vem Espírito Santo, vem sobre nós
Como em Pentecostes possuir o meu ser
Vem Espírito Santo, vem sobre nós
Como a chuva que lava a terra, vem lavar meu viver

chuva dns1

Liberta-nos de toda opressão
Batiza-nos com o óleo da unção
Reinflama os carismas com fervor
Para que possamos transbordar amor

oleo_danca.jpg

 

Invocamos

vento tumblr_mjlt5sp7f41rjpv9ao1_500

Invocamos o Teu nome
Invocamos o Teu poder,
Invocamos a Tua presença,
No meio de nós
Invocamos o Teu nome
Invocamos o Teu poder,
Invocamos a Tua presença,
No meio de nós

vento tumblr_n4fvbdxqlZ1rl9k1mo2_r1_500

Manifesta Senhor o Teu poder,
Manifesta Senhor a Tua força,
Manifesta Senhor neste lugar
O Teu grande amor que tudo pode curar
Manifesta Senhor o Teu poder,
Com prodigios, milagres, sinais
Manifesta Senhor neste lugar,
O Teu grande amor que tudo pode curar..

Ventojjj

vento_teka_20

Espírito Santo repousa,
Traz unção, traz unção a nós

Espírito Santo repousa
Vem curar nossos corações

Espírito Santo repousa sobre nós

vento FOTOS SURREAIS13

bom dia espirito santo 2
Anúncios

Agradeço sua visita. Deus seja louvado por sua vida!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s