“A FORÇA DAS PALAVRAS”…

“Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para a vossa alma.”

SEMPRE NA LUTA PELA SANTIDADE
NA BUSCA DE AGRADAR AO CORAÇÃO DE DEUS…
ME DEPARO COM MEU MAIOR INIMIGO:
“A FORÇA DAS PALAVRAS”…

QUANDO OUÇO PALAVRAS DE ACUSAÇÕES E IRONIAS
OS RESULTADOS SÃO CONTRARIOS…
O RESULTADO DELAS…SÃO RESPOSTAS IRRITADAS…
E ENCONTRO DENTRO DE MIM,
ALGUEM QUE AGE BEM DIFERENTE

DAQUELA QUE DIANTE DA MEDITAÇÃO DE SUA PALAVRA, SENHOR,
PERDE A NOÇÃO DAS HORAS,
EM PAZ E QUIETUDE…

AS PROVOCAÇÕES
AINDA ME VENCEM
POIS TENHO VONTADE DE ESGANAR QUEM A PROFERE!

“Devemos medir e comedir às nossas palavras…pois, tão rápidas quanto poderosas são.
São armas invisíveis, com o poder de livrar da morte, porém,
qual punhal pode dilacerar o coração!”

Você já pensou sobre a força das palavras?
Na força negativa e positiva?
Sim, afinal, as palavras podem libertar e oprimir, alegrar e entristecer, fazer viver e fazer morrer,
aliviar e angustiar, rir e chorar, incentivar e esmorecer, amar e odiar e assim tantas coisas mais.

Estava pensando sobre estas coisas e, coincidentemente, encontrei um texto da escritora Lya Luft.
Ela, entre outras coisas, afirma que a palavra faz parte da nossa essência:
com ela, nos acercamos do outro, nos entregamos ou nos negamos, apaziguamos, ferimos e matamos.
Sim matamos, porque a palavra maldita tem o poder de ferir e matar tal qual uma rajada de balas.
Palavras podem ofender mais do que a realidade, o problema é que não paramos pra pensar sobre isso.
Vejo em tudo isso o poder das palavras.
Pelas palavras fazemos pessoas felizes,
fazemos sofrer,
trazemos satisfação,
magoamos, acariciamos, alegramos, consolamos,
geramos raiva, incutimos o medo,
produzimos pensadores e pensamentos,
inibimos o surgimento de novas idéias,
tolhemos a criação de um momento,
tornamos sensíveis os olhares,
e uma infinidade de outras coisas mais.
A maioria dos conflitos entre as pessoas ocorre
por essa “falta de comunicação”.
Fala-se muito.
agride-se,
critica-se ( tendo como critério sempre o nosso limitado ponto de vista).

Todos precisamos de palavras de ânimo.
Somos movidos a aprovação.
Gostamos de elogios.

Porque será que a gente ouve tão pouco esse tipo de coisa?
E já reparou como nós nos boicotamos?
Basta recebermos um elogio de alguém que imediatamente nos justificamos…
Como é mais fácil acreditar nas críticas!

Uma vez proferida uma palavra,
dificilmente a retratação (ou o pedido de desculpas) tem o mesmo impacto)

Eu prefiro as palavras doces…
Aquelas que nos dão a oportunidade de dizer a alguém como ela nos é importante,
o tamanho do nosso amor.
Dessas eu uso e abuso… o tempo todo…
Sem economias, sem datas especiais, sem horário marcado…
E uma simples palavra pode mudar toda uma situação.

Outro dia fui almoçar em uma padaria aqui pertinho de casa.
O atendente estava azedo, pisando duro pra lá e pra cá.
Veio a minha mesa e perguntou, grosseiramente
“O que vai querer? “.
Respondi sem pestanejar:
“Primeiro um sorriso, depois o cardápio”.
Pronto! Ele sorriu,
entendeu a mensagem e o bom humor voltou.
Simples assim…
Portanto reflita sobre o poder que as suas palavras tem
(avidaefragiletemosmedo.loveblog.com.br)

PADRE FABIO

A sua palavra edifica,
eleva e agrada.
Mas também destrói,
rebaixa e machuca.
O que sai de sua boca é força criadora .
A palavra proferida passa a produzir efeitos.
Não há como fazê-la retornar.
Por isso, cuide-se no falar.
Evite excessos.
Regre-se pela verdade e sensatez.
Regule o tom de voz.
Não fale alto,
nem seja rude.
Transmita paz, certeza, carinho, alegria.
Tudo o que você fala é ouvido por Deus.

(Sementes de Felicidade)

“Em Jesus, todas as nossas fragilidades encontram repouso.
Nele, o amor é fonte e impera. O olhar de Cristo sobre nossas
fraquezas não é um olhar que nos envergonha, ao
contrário, nos encoraja”
(Fábio de Melo.)

Mágoas!
O ser humano difere dos animais principalmente por sua capacidade de articular palavras,
a linguagem somada ao pensamento abstrato faz com que o homem possua uma sensibilidade
diferenciada capaz de se magoar facilmente por sentimentos que não são bem elaborados por nossa mente.
Está provado cientificamente que o sentimento aversivo dói, como se fosse uma dor física, nosso sentimento
como a mágoa dói por isto o ser humano quando se magoa fica muito ferido, de maneira que carece de
muito tempo para se recuperar desta dor, que é na realidade uma dor da alma.
É como depositar em alguém uma esperança demasiada e que este alguém não esteja capaz de suportar
esta demanda de maneira que nos decepcionamos e nos frustramos, ficamos com a sensação de ego ferido
como se a cumplicidade do outro não correspondesse nossas expectativas.
Normalmente saímos desta experiência com a sensação de incompletude em relação as nossas
necessidades de satisfação do ego.
(Dr Reinaldo Normann Momo Psicólogo e Hipnólogo)

MINHA IMPERFEIÇÃO

“Não há espelho que melhor reflita a imagem do homem do que sua palavras.”
Luís Vives

“Diga o melhor. Pense o resto.”
Craig Seibold

“Um bom exemplo é o melhor sermão.”
Benjamin Franklin

Lava-pés é ir ao outro, ao povo, ao pobre,
ser companheiro de viagem.
Os pés fazem a gente enxergar melhor,
lá onde estão nossos pés, nossos olhos se abrem.
Na escola do lava-pés superamos as atitudes de pretensão, competição, arbítrio, inveja,
difamação e nos tornamos samaritanos querendo o bem dos outros, sofrendo a dor deles,
carregando seus fardos, defendendo seus interesses.

Lava-pés é libertação do narcisismo, da arrogância, da presunção, das gratificações e aparências.
Acontece assim o esvaziamento de nós mesmos e a elevação dos outros.
Saberemos exultar de alegria pelo sucesso alheio e jamais prejudicaremos a alguém.
Seremos pessoas de tolerância.
Lava-pés não é uma cerimônia nem uma encenação.
É um jeito de viver, um estilo de vida, uma lógica do amor.
Lava-pés é descer dos nossos pedestais, colocar-se na situação dos outros,
tratá-los como nossos melhores amigos.
A espiritualidade do lava-pés hoje se chama solidariedade, compaixão e comunhão,
cujo alicerce é a humildade e espírito de fraternidade.
Em outras palavras, atender bem o telefone, abrir a porta da casa, ser gentil no trânsito,
estar do lado dos pobres, etc.,
são verdadeiros lava-pés. Uma Igreja ‘casa dos pobres e escola de comunhão’,
é Igreja do lava-pés.
Na cultura contemporânea é mais fácil dar pontapés que lavá-los.
Todo o interesse pela vida no planeta, é, sem dúvida, um moderno lava-pés.

DOM ORLANDO BRANDES
Arcebispo de Londrina


Que fazer nas repetidas quedas

LADAINHA DA HUMILDADE

Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus, manso e humilde de coração, ouvi-nosJesus,
manso e humilde de coração, atendei-nosJesus,
manso e humilde de coração,
fazei do nosso coração semelhante ao Vosso.

Do desejo de ser estimado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser amado,

“Do desejo de ser buscado,
“Do desejo de ser louvado,
“Do desejo de ser honrado
Do desejo de ser preferido,
“Do desejo de ser consultado,
“Do desejo de ser aprovado,

“Do desejo de ser adulado,
“Do temor de ser humilhado,
“Do temor de ser rejeitado,
“Do temor de ser caluniado,
“Do temor de ser esquecido,
“Do temor de ser ridicularizado,
“Do temor de ser escarnecido,
“Do temor de ser injuriado,

“Que os outros sejam mais amados do que eu,
ó Jesus, concedei-me a graça de deseja-lo!
Que os outros sejam mais estimados do que eu, ó Jesus, concedei-me a graça de deseja-lo!
Que os outros possam crescer na opinião do mundo e que eu seja deixado de lado,
ó Jesus, concedei-me a graça de deseja-lo!

Que nos outros seja concedida mais no seu trabalho e que eu seja deixado de lado,
ó Jesus, concedei-me a graça de deseja-lo!
Que os outros sejam louvados e eu esquecido, ó Jesus, concedei-me a graça de deseja-lo!
Que os outros possam ser preferidos a mim em tudo, ó Jesus,
concedei-me a graça de desejá-lo!Que os outros possam ser mais santos do que eu, contanto que eu pelo menos me torne santo como puder,Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!

Ó Maria, Mãe dos humildes, rogai por nós!São José, protetor das almas humildes,
rogai por nós!
São Miguel, que fostes o primeiro a lutar contra o orgulho e o primeiro a abatê-lo,
rogai por nós!
Ó justos todos, santificados a partir do espírito de humildade,
rogai por nós!

OREMOS:

Ó Deus, que através do ensinamento e do exemplo do vosso filho Jesus, apresentastes a
humildade como
chave que abre os tesouros da graça e como fundamento de todas as outras virtudes –
caminho certo para o céu – concedei-nos por intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria,
a mais humilde e a mais santa de todas as criaturas,
aceitar agradecendo todas as humilhações
que a Vossa Providência nos oferecer.Por nosso Senhor Jesus Cristo…

João 15,9-11.

«Assim como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós. Permanecei no meu amor.
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu, que tenho guardado os mandamentos do meu Pai, também permaneço no seu amor.
Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa.

Comentário ao Evangelho do dia feito por
Beata Teresa de Calcutá (1910-1997),

«Manifestei-vos estas coisas, para que [...] a vossa alegria seja completa»

A alegria é para nós uma necessidade e uma força, até fisicamente.
Aquelas irmãs que cultivam o espírito de alegria não sentem tanto o cansaço e estão
sempre prontas a fazer o bem.
Plena de alegria, uma irmã prega sem pregar.
Uma irmã alegre é como o raio de sol do amor de Deus, a esperança de uma
alegria eterna, a chama de um amor que queima.

A alegria é uma das melhores garantias contra a tentação.
O diabo carrega em si pó e lama, que lança sobre nós,
para tal aproveitando todas as ocasiões.
Um coração alegre sabe proteger-se disso.

ELA MUITO AMOU

Mais uma vez, mãezinha
La vou eu de castigo na primeira carteira da classe…
Sei que buscas nos lapidar no amor…

Agradeço sua visita. Deus seja louvado por sua vida!

